Crocante é mais light

Eles são a perdição de qualquer dieta. Os salgadinhos têm gordura saturada e muitas calorias vazias. Mas, mesmo sabendo disso, não resistimos à sua crocância. Colocar esta característica em opções mais saudáveis pode ser a chave para emagrecer – e ainda convencer o cérebro a ajudar.

Segundo estudo publicado no Journal of Consumer Research, se uma comida é macia de mastigar, o cérebro entende que o alimento é “gordo”. E o contrário também acontece; quanto mais crocante e trabalhoso de mastigar for o prato, mais acreditamos que seja light.

Sem que possamos notar, é a textura quem “engana” nossa consciência. Na pesquisa, foram distribuídos brownies de dois tipos, para dois grupos distintos. Para o primeiro, foi servida uma versão crocante do doce. Já o outro recebeu uma versão macia. Para ambos foi perguntado quantas calorias avaliaram ter consumido. Como resultado, a estimativa de quem comeu o brownie mais macio foi 55% maior. Com a consciência tranquila, quem comeu o mais crocante, comeu até mais!

Ou seja, para não cair na tentação, é preciso fazer uma troca vantajosa inteligente. Você pode experimentar minha receita de chips de vegetais, que fica uma delícia de crocante, com apenas 39 calorias por porção. Ou o bacon light, que vai fazer qualquer lanche mais interessante. E, para o cérebro, irresistível! Para mais dicas de petiscos light – clique aqui.

Tags: , , , , , ,