Vamos a pé?

Vamos a pé?

Todos sabemos que caminhar nos afasta dos riscos à saúde. Estudo feito com mais de 9 mil pessoas em 40 países corrobora sabedoria popular. Como o trânsito está sempre parado, comece a praticar.

Leia mais:

Minha primeira corrida de rua – Guia fácil para você estrear com brilho
20 minutos para mudar a sua vida – Veja o LIT (Lucilia Intensive Training)

Se seu destino é perto, a escolha certa será ir a pé.

Segundo estudo publicado no The Lancet Medical Journal, dois mil passos extras na sua rotina reduzem os riscos ao coração em 8%.

E, se você acrescentar a volta, ou seja, caminhar quatro mil passos ao dia (cerca de 40 minutos), os riscos caem até 20%.

Os benefícios se estendem à prevenção ou controle da diabetes, quando comparados à medicação estatina – só que o remédio reduz apenas o colesterol, enquanto a atividade traz melhorias físicas gerais.

Entretanto, a atividade precisa estar sendo praticada a mais de um ano para começar a render esta “proteção extra”.

A novidade do estudo feito pelo Departamento de Diabetes da Universidade de Leicester (Inglaterra) é que agora sabemos a quantidade de passos mínima para obtermos uma efetiva vantagem na luta por uma vida melhor.

As pessoas submetidas ao estudo utilizaram um podômetro, um aparelho simples que, colocado na roupa (no chaveiro, por exemplo), mede a quantidade de passos dados.

A mensagem é clara: o que precisamos fazer é pouco e está acessível a todos.

PodômetroDo tamanho de um chaveiro, podômetro mede a quantidade de passos

Tags: , , , , ,