A maldição do espelho da academia

Essa é realmente intrigante. As academias estão repletas de espelhos, mas estudo revela que sua presença, ao invés de ajudar, atrapalha a realização correta dos exercícios.

Leia mais:

20 minutos para mudar a sua vida – Veja o LIT (Lucilia Intensive Training)
Pouco exercício já é o bastante – Nenhuma desculpa cola mais

Seja qual for o motivo que nos leva à academia, se é para uma aula de ioga, zumba ou levantamento de pesos, nos encontramos sempre cercadas de espelhos.

Na sala dos pesos, os espelhos estão perfeitamente alinhados com os racks para agachamento com halteres, com o objetivo de dar um feedback na forma e postura ao praticar o exercício.

Mas o reflexo da imagem ajuda ou atrapalha?

Estudo do Instituto de Reabilitação de Chicago (Estados Unidos) revela que executar o agachamento na frente de um espelho não tem efeito sobre a nossa capacidade de distribuir o peso uniformemente.

O agachamento é o principal exercício para desenvolver glúteos e membros inferiores.

Além disso, o espelho usado durante o agachamento pode distorcer a nossa percepção visual e sensorial sobre onde o nosso corpo está – e como se sente.

O estudo acompanhou 10 voluntários, cinco homens e cinco mulheres, com idades entre 18 e 50 anos, sem histórico de problemas esqueléticos ou de equilíbrio.

Os participantes realizaram uma série de exercícios de agachamento em três posições diferentes, e uma série de agachamentos profundos, que consiste em abaixar os quadris abaixo dos joelhos.

Os exercícios foram realizados com e sem a presença de espelhos no ambiente.

Nas duas situações, foram registradas pequenas variações, em que o peso corporal foi colocado sobre a perna dominante.

Aparentemente, confiar em um espelho para assegurar a melhor postura e desempenho oferece um feedback limitado.

O espelho fornece o mínimo de informações sobre o nosso corpo e posição, pois só se concentra no plano frontal, que divide o corpo em frente e verso.

Com ele também é difícil avaliar a profundidade e a relação entre os joelhos e quadris, a partir dessa perspectiva.

Espelhos também podem afetar nossa percepção sensorial, porque começamos a focar em como o corpo se parece quando se levanta, em vez de prestar atenção em como ele se sente.

Isso pode criar atrasos no tempo de reação, forçando-nos a interpretar o que vemos antes de corrigir o problema de equilíbrio.

Para evitar o problema, não confie tanto no espelho.

Nestas horas, a orientação dos profissionais de educação física pode ser mais válida e eficaz.

Tags: , , ,