Certidão do peso extra

Problemas com a balança? Cheque a certidão de nascimento. Segundo estudo feito na Inglaterra, pessoas nascidas a partir dos anos 1990 têm três vezes mais chances de acumular peso.

Leia mais:

Meu pulo do gato – Veja como perdi e mantenho longe mais de 60 quilos
Reeducação alimentar – Conheça o cardápio que mudou a minha vida

Pesquisa do University College London (Inglaterra) encontrou evidências de que pessoas nascidas a partir da década de 1990 têm entre duas e três vezes mais chance de estarem obesas.

Os pesquisadores, liderados pela Dra. Rebecca Hardy, examinaram registros de 56.632 adultos e crianças, de 1946 até 2001, incluindo informações sobre seu peso e altura.

Com isso, foi calculado o Índice de Massa Corporal (IMC) de cada um, e assim determinado o percentual de cada geração que encontrava-se em risco.

Entre os dados compilados, surpreende saber que cerca de um em cada dez crianças nascidas em 1946 estava acima do peso ao completar 11 anos.

Já as que nascem atualmente, uma em cada quatro encontra-se nesta condição com a mesma idade.

O alerta maior é constatar que as novas gerações estão engordando cada vez mais cedo.

Com mais anos de vida acima do peso, são maiores os riscos de desenvolver doenças crônicas como males do coração, diabetes tipo 2, pressão alta e artrite.

Assim, os custos da saúde pública tendem a disparar. Naquele país, o tratamento de doenças e ausências no trabalho causam prejuízos de 22,9 bilhões de libras por ano (cerca de 111,522 bilhões de reais).

Atualmente, cerca de 60% dos adultos estão com sobrepeso ou obesos na Inglaterra. No Brasil, já são 52,5% da população.

O estudo aponta que as estratégias e a comunicação para combater esta ameaça devem ser dirigidos aos mais jovens.

Tags: , , , , , ,