Cenas dos próximos capítulos

Cenas dos próximos capítulos

Pessoas que gastam três horas ou mais por dia em frente à TV têm muito tempo livre. Por enquanto. Segundo estudo, quem fica mais em frente à tela reduz a expectativa de vida. O recado é desligar a televisão se não quiser perder o melhor da história.

Leia mais:

Reunião além da mesa – Veja os benefícios de se trabalhar de pé
Levanta-te e anda – Quanto mais você põe o corpo em uso, mais tempo tem para aproveitá-lo

Já vimos como o sedentarismo conduz a uma vida mais curta. Mas estudo da Universidade de Navarra (Espanha) aponta a televisão como o pior dos hábitos – e o mais mortal. A conclusão é que, pior que não fazer nada, é não fazer nada diante da TV.

Na pesquisa, foram acompanhadas 13.284 pessoas, ao longo de oito anos. Todos assistiram a menos horas de programação por dia (1.6) que os americanos (2.8). Também revelaram passar uma média de duas horas por dia ao computador e quase uma hora ao volante. Para aqueles que passaram três ou mais horas diárias assistindo à TV, descobriu-se que encaram o dobro do risco de mortalidade, se comparados com quem assiste a menos de uma hora/dia.

A conclusão é que, entre os sedentários, pior que horas sentados trabalhando ou dirigindo, assistir à telinha consiste em risco maior, até para quem é relativamente mais novo e saudável. Se quiser conferir os próximos capítulos de sua própria vida, o recado é agir – e o quanto antes.

Por exemplo, durante o almoço, decida ir caminhando até aquele restaurante um pouco mais distante. A Associação Americana do Coração recomenda 150 minutos por semana de atividade aeróbica moderada, como a caminhada, para começar a contar com os benefícios do exercício. Este programa, sim, vale a pena.

Tags: , , , , ,