O princípio da incerteza

O princípio da incerteza

Segundo artigo publicado na revista Sports Medicine, entrar numa corrida ou treino sem ter conhecimento do percurso nem como terminam atrapalham o desempenho. Prepare-se para quando não estiver preparada.

Leia mais:

Minha primeira corrida de rua – Guia fácil para você estrear com brilho
20 minutos para mudar a sua vida – Veja o LIT (Lucilia Intensive Training)

Não há nessa vida nada mais revelador que o conhecimento da verdade. Mas, em alguns poucos casos, a ignorância revela-se uma benção.

O desempenho esportivo não é um deles.

Para uma prova de corrida de rua, por exemplo, podemos estar bem preparadas. Os treinos foram cumpridos à risca, e no dia da prova, você sente-se bem e disposta. Até que a largada começa.

Pode chover. O ritmo dos adversários pode influenciar o seu. Uma bolha pode surgir longe da chegada.

Diante das incertezas, o nosso sistema de tomada de decisões entra no modo sobrevivência. Quando o corpo está desorientado, vai procurar preservar-se.

Com o cérebro e os instintos jogando contra, a ideia de desistir passa a ficar irresistível.

Para suplantar este processo de sabotagem, é preciso treinar para o imprevisto.

Aproveite o treino em grupo para simular a atuação dos adversários no dia da prova. Em um momento-surpresa, cada um deve iniciar um tiro acelerado, entre 30 segundos e três minutos. O novo ritmo deve ser seguido por todos.

Se estiver treinando sozinha, deixe de conferir o relógio por alguns metros. Quando estiver mais adiante, veja se acelerou ou se foi mais devagar. Com este exercício, tente ser mais eficiente e independente de gadgets.

E saia para treinar em dias diferentes aos que está acostumada.

A lição é a de que não saber o que estará pela frente a prepara para os tropeços.

Tags: , ,