Negando os próprios limites

Negando os próprios limites

Segundo estudo de universidades americanas e britânicas, quem está acima do peso encontra-se em constante negação sobre o que come – e por isso não encontra limites.

Leia mais:

Chega de desculpas – Exercícios para malhar fora da academia
Conheça o “burpee” – Aprenda a fazer o exercício perfeito

Pessoas obesas estão em constante negação sobre a quantidade diária de açúcar que ingerem.

Inconscientemente, a percepção é a de que seu consumo é bem menor do que a realidade das largas colheradas e do açúcar escondido que encaram.

Esta foi uma das descobertas de um estudo feito pelas universidades britânicas de Reading e Cambridge, em parceria com a Arizona State University, dos Estados Unidos.

O estudo analisou os hábitos alimentares de 25 mil pessoas na cidade de Norfolk (Inglaterra), ao longo de três anos. Durante o período foram utilizados dois métodos, anotações voluntárias e coleta de urina.

Após os três anos, todos tiveram medidos seus Índices de Massa Corporal (IMC).

Pelo exame clínico, os cientistas descobiram que quem comeu mais açúcar tem 54% mais chances de estar acima do peso.

Entretanto, pela amostra voluntária, embora com o IMC mais alto, estas mesmas pessoas declararam menor consumo de açúcar que as demais.

O resultado evidencia como pesquisas anteriores sobre a obesidade da população, que confiaram apenas na declaração pessoal sobre os hábitos de consumo, podem estar todas erradas.

Ou seja, a realidade pode ser ainda pior.

Uma das hipóteses é a de que o cérebro faz uma compensação entre a realidade que se vive e uma que não nos magoe, relativizando a situação.

Tags: , , ,