Dormindo sobre o assunto

Dormindo sobre o assunto

Quer fixar o aprendizado, ou pensar melhor sobre um assunto? Já para a cama. Estudo revela que soneca ajuda a organizar os pensamentos da melhor maneira.

Leia mais:

Mesa para um – Se ligue no que foi preparado com todos os sentidos
Detox digital – Desligue o wi-fi e se ligue nos prazeres da vida

Quando dizemos que vamos pensar melhor sobre um tema, deveríamos na verdade dormir sobre ele.

Segundo estudo da Universidade de Genebra (Suíça), cochilos diurnos regulares podem melhorar o raciocínio.

A pesquisa revela que as memórias associadas com uma recompensa, como o descanso, são reforçadas de modo preferencial pelo sono.

E mesmo uma pequena sesta após um período de aprendizagem, como depois de uma aula, é benéfica.

O pesquisador líder do estudo, Dr. Kinga Igloi, destaca que o ato pode atuar como uma espécie de marcador de página, identificando a informação no cérebro durante a aprendizagem.

Desta forma, ao associar a informação com uma recompensa, tudo que foi aprendido ou considerado é transferido para a memória de longo prazo.

É claro que o contrário também acontece.

Isso porque os resultados são relevantes para a compreensão dos efeitos devastadores que a falta de sono pode ter em nossa memória.

Para chegar a suas conclusões, o Dr. Igloi e sua equipe examinaram 31 voluntários.

Oito séries de imagens foram mostradas e os voluntários foram informados de que, quem mais delas se recordasse, maior seria a recompensa.

Uma pausa de 90 minutos foi incluída no teste, dentro da qual metade dormiu e metade manteve-se desperta.

Os participantes também foram convidados a participar de um teste surpresa da mesma natureza, três meses depois.

Pois foi o grupo do sono que apresentou melhor desempenho.

Inclusive três meses mais tarde.

Aqueles que dormiram também demonstraram mais confiança de conseguir uma resposta correta durante os testes de memória, mesmo depois de 90 dias.

Exames de ressonância magnética revelaram que o grupo ue dormiu registrou maior atividade no hipocampo, área do cérebro importante para a formação de memórias.

Depois de três meses, o grupo do sono ainda apresentou maior conectividade entre o hipocampo, córtex pré-frontal medial e o corpo estriado – áreas do cérebro implicadas na consolidação da memória e de processamento de recompensa.

Nas palavras do Dr. Igloi: “Nós já sabíamos que o sono ajuda a fortalecer as memórias, mas agora também sabemos que ele ajuda a selecionar e reter aquelas que têm um valor gratificante”.

Portanto, antes de esquentar a cabeça em aprender uma lição, repouse a cabeça no travesseiro e receba de bom grado a sonolência que virá.

Meses depois, você ainda colherá os benefícios desta sábia soneca.

Tags: , , , ,