Inovação em barrinhas

Fora da protocolar omelete, claras de ovo são pouco utilizadas na nutrição light. Eram. Inovação descobre como superar os desafios de vida útil e sabor para criar toda uma nova linha de produtos alimentícios.

Leia mais:

Preferências do futuro – Heinz investe em comida disruptiva
Aquicultura celular no prato – Estão criando peixes em laboratório

Barrinhas de proteína estão entre as áreas de maior crescimento no mercado de alimentos.

Mas não pode haver comprometimento do sabor e da qualidade, o que representa alguns desafios, pois o ressecamento e sabores estranhos limitam sua vida útil e reduzem a qualidade sensorial.

Para competir no segmento, a empresa holandesa Bouwhuis Enthoven BV lançou dois novos ingredientes vindos da proteína da clara de ovo.

A notícia foi divulgada no site FoodIngredientsFirst.

Sob a marca Eggxellent, os componentes desenvolvidos revelam-se riquíssimos em proteínas, sem conter gordura nem carboidratos.

A opção chega para diversificar a nutrição light.

Atualmente, a maioria dos produtos deste segmento é formulada com proteínas do leite (whey protein).

Mas, como as proteínas da clara de ovo têm propriedades físicas muito diferentes das proteínas do leite ou vegetais, elas podem expandir o desenvolvimento de produtos.

Principalmente com novas possibilidades de textura.

“Podemos adaptar as proteínas da clara do ovo para ter diferentes propriedades de gelificação, que ajudam na ligação de outros ingredientes”.

A explicação vem de um comunicado da empresa.

“Mas as proteínas da clara de ovo são, é claro, por suas propriedades de formar espuma, podem ajudar a aliviar a estrutura frequentemente muito densa das barras de proteína”.

Além das barrinhas, as proteínas da clara de ovo podem ser usadas em outros produtos, como bebidas proteicas, snacks doces e salgados, produtos de panificação e sobremesas.

Suas propriedades podem ser empregadas, por exemplo, em produtos de confeitaria (como o merengue), que não podem ser criados com as alternativas utilizadas, como soro de leite ou soja.

A inovação significa encontrar um pouco de prazer gustativo em uma categoria necessária, porém muito árida e desinteressante.

Com o uso das proteínas dae clara de ovo, enfim alimentos light poderão ser ao mesmo tempo saudáveis e indulgentes.

Até a novidade chegar ao mercado, que tal fazer sua própria barrinha de cereais?

Para ver a receita – clique aqui.

Tags: , , ,