É hora de ter foco

É hora de ter foco

Quem não conclui o que está a fazer para dar início a outra tarefa tem mais um motivo para disciplinar-se. Segundo estudo de neurocientistas brasileiros, sem estabelecer prioridades, sobrecarregamos o cérebro além da conta.

Leia mais:

O barato de correr – Veja como a atividade física provoca um vício do bem
Força na peruca – Porque exercícios fazem bem ao cérebro

Ao não concluir o que se começou, acaba-se inibindo os circuitos cerebrais que estavam sendo formados para decodificar a informação.

Com isso, o cérebro precisa formar um novo circuito para dar o pontapé inicial em outra atividade. Segundo os pesquisadores, esse vaivém é desgastante e pode causar lapsos de memória.

Por isso ficamos de cabeça cheia, porque os neurônios são suscetíveis à fadiga. Mas quem sofre é o corpo todo, com dores musculares, sono irregular e distúrbios na alimentação que acabam por refletir na cintura.

Desse jeito, ninguém completa nada. Daí o círculo vicioso recomeça no dia seguinte, a agenda fica acumulada e dá vontade de sumir.

Como esta não é uma opção, chega de procrastinar. O jeito é encarar a encrenca com uma outra atitude.

Aproveite o início do ano para avaliar quais projetos precisam ser concluídos e quais devem ser abandonados. Faça uma lista de prioridades e comece a eliminar os itens, um a um.

Esta dica é do meu livro Ponto de Equilíbrio. Para baixar e consultar no tablet sempre que quiser, visite a home do site – clique aqui.

Tags: , , , ,