Cogumelo disfarçado traz benefícios

Cogumelo disfarçado traz benefícios

O chá de cogumelos é um conhecido entorpecente. Até que a moda chegou aos Estados Unidos, mas sem nenhum traço deste passado. Bebida com a espécie reishi e chocolate é a nova moda entre os fãs de superalimentos. E estudos comprovam seu poder.

Leia mais:

O sabor que emagrece – Conheça os alimentos que trazem o “umami”
Champignon versátil – Um acompanhamento que rouba a cena da refeição

Por mais de dois mil anos, os cogumelos são apreciados por suas propriedades curativas, particularmente aquele conhecido como lingzhi, na China; e reishi, no Japão.

Com sabor e saúde em poucas calorias, como todos os cogumelos comestíveis, eles são a melhor escolha para saciar o apetite sem desfocar da boa forma.

Mas o reishi é valorizado pela grande quantidade de ácidos insaturados, alcalóides, polissacáridos naturais e minerais abundantes como o cálcio e germânio.

Além da propriedade redutora de açúcar no sangue, estes nutrientes estimulam o sistema imune e a sua relação com os processos inflamatórios do corpo.

No guia de farmacopeia do governo chinês, é recomendado, ainda, para palpitações, insônia e estresse.

Por este perfil, é conhecido como o cogumelo da imortalidade.

Duro e de sabor amargo, ele é encontrado na forma de cápsulas ou em pó, para ser misturado em bebidas e sopas.

Ou, como imaginou Tero Isokauppila, CEO da Four Sigmatic, no chocolate.

Sua ideia é popularizar o uso do reishi, já que não tomamos sopa todos os dias e o hábito do chá não é tão cotidiano para muitas pessoas.

Sua empresa comercializa os sachês do cogumelo em pó com chocolate (caixa com 10 sachês custa 20 dólares), e também o elixir de reishi, elaborado com um mix de ervas (caixa com 10 sachês custa 35 dólares) – cerca de 75 e 130 reais, respectivamente.

Diante dos poucos estudos existentes, não há consenso sobre os benefícios do consumo de cogumelos.

Mas um deles, feito em parceria entre a Universidade da Califórnia em São Francisco (Estados Unidos) e o Centro Nacional do Câncer de Singapura, publicado no Journal of Clinical Oncology, registrou remissão em tumores no fígado de três pacientes, que consumiam reishi com regularidade.

Por enquanto, o chocolate com reishi não está disponível no Brasil.

Se estiver com viagem programada, reserve espaço na mala.

cogumelo-disfarcado-traz-beneficios-embalagem

Sachês reúnem o poder do reishi ao sabor do chocolate

Tags: , , ,