O sabor que emagrece

O sabor que emagrece

Sempre com fome? Está faltando umami no seu prato. Pesquisa da Universidade de Sussex (Inglaterra) indica que o quinto sabor pode ajudar a provocar saciedade e assim nos ajudar a comer menos. 

Leia mais:

A pílula contra a fome – Pode o apetite ser regulado pela ciência?
Comida inflável – Novas formas mudam nossa percepção da alimentação

Você sabe reconhecer os sabores doce, salgado, amargo e azedo.

Entretanto, há pouco tempo no Ocidente, começamos a considerar a existência de um quinto sabor: o umami.

Este gosto diferente na boca é provocado por alimentos ricos em um aminoácido chamado glutamato monossódico. É o umami que torna o bacon, por exemplo, tão difícil de resistir.

Os alimentos que se destacam no gosto umami tem teor de glutamato bem alto, como queijo parmesão, tomates maduros, alga kombu, cogumelos, molho de soja e molho de ostras. Além de alimentos fermentados, como o vinho; e curados, como o bacon.

Uma nova pesquisa, publicada no The American Journal of Clinical Nutrition, revela que o quinto sabor pode ajudar a emagrecer.

A descoberta é a de que, quando combinado com proteínas, o umami aumenta a saciedade dos alimentos.

No teste feito, pessoas que tomaram sopa com umami como entrada do almoço comeram menos durante a refeição que quem tomou sopa normal. E comeram menos inclusive no jantar, o que aponta para seu poder de controlar o apetite.

O perigo é encontrar com este elemento nos ingredientes de alimentos prontos, quando é adicionado artificialmente.

Devido ao sabor que proporciona à comida processada, o glutamato monossódico estimula uma maior ingestão de calorias do que as necessárias.

Tags: , ,