Perigo na geladeira

A maneira como guardamos os alimentos pode estar estragando a comida – e colocando sua saúde em risco. Em novo comunicado, governo inglês avisa do perigo de estocar batatas na geladeira.

Leia mais:

Honestidade no cardápio – Como é feito o hambúrguer do McDonald’s?
Seu passado a condena – A inconveniente persistência do fast food

Você já está cansada de ouvir que o melhor lugar para guardar os ovos é longe da porta da geladeira.

Sabemos que a variação de temperatura advinda do abre e fecha da porta combinada às microfissuras nas cascas dos ovos podem comprometer a qualidade do alimento.

Mas ninguém explica o que fazer com o suporte para ovos posicionado exatamente onde não deveria estar.

Na verdade, a organização da geladeira parece uma lenda urbana, e nela empilhamos os alimentos sem muita lógica e da maneira que é possível.

Até que nos deparamos com a informação de que as batatas, tradicionalmente depositadas na gaveta de legumes, onde até criam raízes, não deveriam estar ali.

De jeito nenhum.

Quando as batatas são armazenadas na geladeira, o amido é convertido em açúcar.

A partir daí, quando cozidos ou fritos, esses açúcares se combinam com o aminoácido asparagina, e passam a produzir a acrilamida.

Quando submetida a altas temperaturas, esta substância química é considerada prejudicial à saúde, representando um risco para vários tipos de câncer.

Em processos industriais, a acrilamida é utilizada na produção de plásticos, colas, papel e cosméticos.

O alerta é da Foods Standards Agency (FSA), órgão do governo britânico responsável por fiscalizar a qualidade dos alimentos.

Mas, então, como guardar as batatas?

Como devem ser armazenadas em local seco e fresco, sugiro uma cesta ou gamela, na prateleira da cozinha ou despensa ou em cima da geladeira.

Ao menos à vista podemos lembrar mais delas.

Tags: , , ,