O aroma da felicidade

O aroma da felicidade

Felicidade se pega pelo cheiro. Segundo estudo da Universidade de Utrecht (Holanda), é possível captar e contagiar-se de emoções positivas simplesmente ao sentir o cheiro de uma pessoa feliz.

Leia mais:

A melhor entrevista da sua vida – Linguagem corporal e seu verdadeiro potencial
Estudar é pouco – Não há limites para quem deseja muito

Muitas vezes nos encontramos ansiosas e estressadas, sem saber que a saída deste estado de espírito pode estar em um cheiro.

Mas esqueça lavanda, incensos ou outros aromatizantes de ambiente.

A recomendação é uma boa fungada no suor humano.

É o que afirma um estudo recentemente publicado na revista científica Psychological Science.

A pesquisa, feita pela Universidade de Utrecht (Holanda), encontrou evidências de que o cérebro ativa subconscientemente um estado de felicidade ao sentirmos o odor característico de suor.

Até então, pesquisas anteriores sobre o assunto focavam apenas nos aspectos da atração sexual e de emoções negativas, como o medo – todas sob o ponto de vista evolucionário.

No estudo, 12 voluntários, todos homens, foram colocados em uma sala escura e aquecida. Nela, tiveram seu suor colhido após a exibição de cada um de três filmes, cujo objetivo foi o de provocar emoções distintas (medo, alegria e indiferença).

Em seguida, 36 voluntárias, todas mulheres, tiveram que cheirar as amostras “temáticas”, enquanto tinham monitoradas suas expressões faciais.

Como resultado, foi constatado que as mulheres reagiram de forma diferente a cada tipo de suor.

E, especificamente em relação ao suor colhido durante a exibição do filme que provocou alegria aos doadores, a reação foi mais intensa.

A expectativa, agora, é poder sintetizar os marcadores de felicidade impressos no suor humano.

Com isso, no futuro poderemos ter um substituto ao gás de pimenta bem mais eficaz contra multidões enfurecidas.

Tags: , , ,