A melhor entrevista da sua vida

A melhor entrevista da sua vida

Como fazer a entrevista de emprego perfeita? Dicas de como trabalhar a linguagem corporal ajudam a ter mais chance de expressar seu verdadeiro potencial.

Leia mais:

Lições de uma mente criativa – Coisas que o passarinho me contou
Começar de novo – A vida é um cardápio de opções

Aprender como criar uma boa impressão em suas entrevistas não é tão difícil. Tudo é questão de trabalhar a linguagem corporal. É a chamada comunicação não-verbal. Consultora de carreiras, a americana Melissa Dawn, organizou uma série de conselhos simples, desde postura a expressão facial.

Acompanhe a seguir as dicas e boa sorte!

Rosto plácido

É o formato da boca que indica seu comportamento. Nos poucos minutos de interface com o entrevistador, ele revela se você é uma pessoa positiva ou negativa. Cantos dos lábios para cima: você é uma pessoa positiva. Cantos dos lábios para baixo: você é mau-humorada. Neste caso, mantenha os lábios sorrindo e com uma expressão positiva ou neutra.

Caminhar confiante

A maneira como você se dirige para a sala de entrevistas já está sendo observada. Com o queixo para cima e confiante, caminhando a passos rápidos, indica que você está segura de si. Andar devagar e de modo errante demonstra insegurança – o que é normal, mas em demasia pode indicar que você não tem confiança de que dará conta do recado.

Aperto de mão

Este é um dos testes mais antigos praticados pelos profissionais de recursos humanos. Um aperto firme, somado a um olho no olho, sinaliza que você é uma pessoa segura de si e confiável. Um aperto frouxo e sem contato visual diz que você é insegura. Um aperto nervoso e agitado demonstra uma personalidade agressiva e falta de sensibilidade. E quem balança muito a mão sinaliza insegurança. Colocar a outra mão por cima, como um sanduíche, é forçar a intimidade. Seja firme e pronto.

Postura

Observar como você se senta proporciona uma boa leitura de sua comunicação não-verbal. O candidato que senta com as costas eretas e a cabeça estável parece relaxado e confiante, o que também indica segurança no que faz. Já quem recosta na cadeira e coloca as mão atrás da cabeça demonstra desrespeito, num sinal claro que o cargo não lhe interessa. Preste atenção se seus pés não apontam para a porta. Isso transparece um desejo de sair. Ou seja, sente-se direito e voltada para frente.

Saída triunfal

A sua saída é sua última chance. Simplesmente escorregar pela cadeira e sair com os ombros para baixo sinaliza a admissão de uma derrota que ainda não está decretada. Se sua confiança estiver em julgamento, pode tirar pontos. Retirar-se como entrou, ereta e estável, sinaliza que você está pronta para começar.

Para memorizar, confira a seguir o infográfico (em inglês).

a melhor entrevista da sua vida

Tags: , ,