Lasanha que emagrece

Lasanha que emagrece

Seu sonho mais delirante pode ter virado realidade. Macarrão criado por cientistas italianos e enriquecido com moléculas de polissacarídeos melhorou o microbioma de voluntários, o que os ajudou a emagrecer. E ainda reduziu o colesterol ruim. 

Leia mais: 

O truque da massa – Tudo para tornar o macarrão mais leve
Macarrão que emagrece – Como retirar calorias deste prato

Um novo tipo de massa, enriquecida com polissacarídeos beta-glucanos, aumentou a população de bactérias benéficas no trato intestinal, e ainda reduziu a concentração de mico-organismos prejudiciais.

Beta-glucanos são fibras alimentares encontradas na parede das células da aveia e da cevada.

Já utilizadas no tratamento da diabetes, câncer e níveis elevados de colesterol, são também conhecidos por terem um efeito positivo sobre o sistema imunológico.

No estudo da Universidade de Bari Aldo Moro (Itália), este macarrão também reduziu as lipoproteínas de baixa densidade (em inglês: Low Density Lipoprotein – LDL, o colesterol ruim).

Na pesquisa, um grupo de voluntários foi alimentado diariamente com uma porção de 100 gramas de massa, feita com uma mistura de 75% de farinha de trigo e 25% de farinha de cevada (com três gramas de beta-glucanos).

Antes, durante e após o período do estudo, que durou dois meses, foram recolhidas amostras dos participantes.

Ao comparar as amostras do início e do final do estudo, os pesquisadores descobriram níveis sensivelmente mais elevados de lactobacilos, e níveis mais baixos de Enterobacteriaceae e outras bactérias prejudiciais.

Ainda, os investigadores encontraram aumentos em certos ácidos graxos de cadeia curta, ácido acético, butanóico, propanóico e metabólitos bacterianos, o que indica atividade anti-inflamatória no corpo.

O nível do colesterol LDL dos participantes também caiu, em média, de 107,4 mg para 93,8 mg por decilitro de sangue.

O estudo foi publicado na revista científica Applied and Environmental Microbiology, da Sociedade Americana para a Microbiologia.

Tags: , ,