A curiosidade emagrece

A curiosidade emagrece

Para incentivar melhores escolhas à mesa, experimento revela sucesso ao provocar curiosidade entre as pessoas. A pesquisa foi apresentada no congresso da Associação Psicológica Americana. 

Leia mais:

A personalidade na mesa – Maneira como você come revela sua personalidade
Reeducação alimentar – Conheça o cardápio que mudou a minha vida

Segundo estudo da Universidade de Wisconsin-Madison (Estados Unidos), a curiosidade pode configurar uma ferramenta efetiva para ajudar a fazer escolhas alimentares melhores e mais saudáveis.

“Nossa pesquisa mostra que estimular a curiosidade das pessoas pode influenciar suas escolhas e afastá-las das tentações, como escolher alimentos não saudáveis e tomar o elevador”, declarou um dos autores do estudo, o professor Evan Polman.

“O artifício pode levar a selecionar as opções mais saudáveis à mesa e a escolher subir as escadas, por exemplo”, completou, em entrevista ao site EurekAlert.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores conduziram uma série de experimentos desenhados para testar o quanto elevar a curiosidade das pessoas pode afetar suas escolhas.

No primeiro, 200 pessoas foram abordadas em uma biblioteca.

A elas foi oferecido escolher entre dois biscoitos da sorte, sendo um normal e o outro coberto com chocolate e coberto de confeitos.

Para metade dos participantes não foi dada nenhuma informação adicional.

À outra metade foi dito que o biscoito normal continha uma informação pessoal que os pesquisadores sabiam a seu respeito.

Como resultado, 71% daqueles cuja curiosidade foi atiçada escolheram o biscoito normal.

Entre os que não receberam informação alguma, 80% escolheram o biscoito com chocolate e confeitos.

Em outro experimento, os pesquisadores conseguiram que 10% mais pessoas utilizassem as escadas de um prédio, ao afixar um cartaz com perguntas próximo aos elevadores, dizendo que as respostas estariam no topo das escadas.

As estratégias empregadas nestes experimentos são similares às empregadas por sites que buscam aumentar as visitas, ao postarem “iscas” como “você não sabe o que acontecerá em seguida”, ou “você ficará chocado ao ver isso”.

Enquanto a equipe do professor Polman já esperava o resultado, a surpresa veio com a intensidade do efeito.

“Evidentemente as pessoas sentem a necessidade de conclusão quando sua curiosidade ee estimulada”.

“Elas precisam completar a lacuna da informação transmitida, e não pouparão os esforços necessários para isso”.

Os cientistas acreditam que a curiosidade possa ser empregada para fazer com que as pessoas engajem-se em atitudes saudáveis, como praticar exercícios e comer melhor.

Tags: , ,