Bife de pijamas

Bife de zebra

Entre as carnes mais nutritivas do reino animal, deu zebra. Com um décimo da gordura da carne de gado e um tanto menos que a de frango, está conquistando a preferência em lugares bem distantes da África. 

Leia mais:

Leite de camelo – O alimento do futuro chega a passos lentos
Dieta do índio – A sabedoria está de volta à mesa

Sempre falo em diversificar o paladar e pesquisar novos itens saudáveis e magros para o cardápio. Mas, como certamente a moda não vai pegar por aqui, esta vai ficar no ramo das curiosidades.

Seguindo uma nova tendência fitness, agora é possível comprar carne de zebra nos supermercados via online. A rede britânica Musclefood.com oferece filés congelados da raça Burchell, uma espécie não ameaçada que vêm da África do Sul. O alimento já foi aprovado pelo FDA, o órgão americano de fiscalização, para a venda nos Estados Unidos.

Com 35 gramas de proteínas, um simples bife de carne de zebra fornece metade de nossas necessidades diárias. Por isso, tem conquistado a preferência de atletas e frequentadores de academias, já que proteínas são fundamentais para a construção dos músculos. A zebra também é rica em zinco, bom para o sistema imunológico; vitamina B12, que fornece energia extra; e ácidos graxos ômega 3, para uma boa saúde do coração. Sem falar na quase ausência de gordura, com apenas 0,5 gramas a cada 100 gramas. São apenas 148 calorias, contra 230 da mesma porção de carne bovina.

Esta pouca gordura torna a carne difícil de degustar, sendo mais fibrosa. As receitas recomendam cortá-la em tirinhas e expor por pouco tempo ao calor. Ao invés de um churrasco, um melhor aproveitamento seria cozinhá-la em um ensopado ou até mesmo um estrogonofe.

Tags: , , ,