Superalimento do futuro a passos lentos

Superalimento: o futuro a passos lentos

Será que o leite de camelos é a bebida saudável do futuro? Criações para este fim estão ganhando espaço nos Estados Unidos, país onde a moda cresce e pode se espalhar pelo mundo.

Eles estão por aí a bastante tempo. Mas parece que é deles que virá um dos superalimentos do futuro. Camelos ou dromedários, não é preciso saber a diferença entre eles quando o assunto é nutrição. O leite dos animais camelídeos está a centenas de anos presente na dieta dos beduínos, garantindo uma combinação completa de proteínas, vitaminas e carboidratos necessárias para a vida dura no deserto.

O leite fornecido por estas espécies tem menos colesterol que o leite de vaca. E tem mais proteínas, cálcio, vitaminas B1, três vezes mais vitamina C e 10 vezes mais ferro. E também é gostoso, sendo descrito como um pouquinho doce e mais cremoso. Há indícios de que o leite também é anti-inflamatório e oferece benefícios para o cérebro, sendo também indicado para crianças com autismo. Mas, para estes usos, ainda falta comprovação científica. De 10 mil estudos sobre laticínios, só 1% deles tenta investigar seus benefícios. Também ainda faltam estudos para que chegue ao mercado de maneira viável.

Sabe o que esta versão das arábias também é? Mais cara. Hoje, um litro custa mais ou menos 80 reais, na versão pasteurizada do leite de camelos e dromedários. A explicação está na reduzida e trabalhosa produção. Nos Estados Unidos, o rebanho está estimado em 5 mil cabeças, espalhadas por poucos estados.

beneficios-leite-camelo

Benefícios do leite de camelo, em comparação ao leite de vaca

Tags: , , , ,