O peso dos acidentes

O peso dos acidentes

Sem jeito e desastrada? A causa pode ser o excesso de peso. Estudo apresentado no Congresso Europeu de Endocrinologia revela que obesidade pode provocar falta de coordenação motora.

Leia mais:

Paradoxo da obesidade – Quem come bem faz compensações perigosas
A hora extra da balança – Lutar contra o sono é convite para acumular peso

Pode até parecer bullying, mas não é.

Associar pessoas com sobrepeso a atos desastrados é natural porque acontece naturalmente.

Segundo estudo do Colégio de Saúde e Performance Humana da Dublin City University (Irlanda), pessoas obesas têm menos coordenação motora.

Na pesquisa, 44 homens e mulheres com esta condição tiveram os piores resultados, em comparação com o mesmo número de pessoas, participantes do grupo de controle, que tinham na ocasião o peso ideal.

A falta de jeito não é causada pelo peso a mais nos braços e pernas em movimento, mas por uma inflamação no cérebro provocada pela obesidade, diretamente relacionada com o desenvolvimento perceptivo-motor.

A descoberta foi apresentada no Congresso Europeu de Endocrinologia, realizado entre 16 e 20 de maio.

Com estas dificuldades específicas em cumprir tarefas manuais simples, o aprendizado e a destreza ficam comprometidos, o que dificulta a performance profissional e a própria qualidade de vida.

Dessa maneira, a consequência vira causa: já que não vão bem nas tarefas, pessoas obesas simplesmente deixam de ser convidadas a fazê-las.

Ou, por seu próprio lado, desistem de errar.

Como um círculo vicioso, tudo isso leva à inatividade física, o que agrava sua condição.

Ao identificar a inflamação no cérebro como origem deste problema, os cientistas creem que será possível desenvolver terapias que forcem um desenvolvimento das habilidades motoras.

Tags: , , ,