Luz que não se apaga

A luz que não se apaga

Imagine iluminar sua casa com energia gerada por bactérias. Isso é possível com o lançamento de Ambio, que acende sem gastar eletricidade, utilizando uma fonte renovável de origem biológica. Está aí uma invenção literalmente brilhante.

Leia mais:

Alimento e tecnologia – App torna horta urbana possível
Energia para dar e doar – Gerar volts é brincadeira de criança

Para participar de uma mostra em sua escola, a Design Academy Eindhoven, na Holanda, Teresa van Dongen exagerou.

Com a criação da lâmpada Ambio, ela não apenas encantou colegas e professores, como conquistou a admiração de profissionais respeitados e imprensa especializada. Isso porque o objeto, que reúne biologia e tecnologia, acende sem necessitar de eletricidade.

Para clarear um ambiente, tudo de que ela precisa são micro-organismos bioluminescentes, que brilham quando expostos ao oxigênio. Basta acionar um dispositivo para manter as fotobactérias em atividade, garantindo uma luz azulada por longos intervalos de tempo. Ou seja, uma fonte de energia limpa, que não produz poluição, não deteriora o meio ambiente e não se esgota.

Infelizmente, as bactérias utilizadas não são fáceis de encontrar. As do protótipo (da espécie Photobacterium) foram retiradas da pele de um polvo.

O trabalho agora é garantir maior longevidade às bactérias – seu ciclo de vida dura três dias.

O objetivo é fazer com que a luz por elas gerada dure mais tempo e torne a invenção atraente para financiamento que viabilize sua produção em larga escala.

Acompanhe no vídeo a seguir como o invento funciona.

Tags: , , , ,