Energia para dar e doar

Energia para dar e doar

Nas férias, as crianças ficam o dia todo na rua gastando energia. Só que não. A antiga brincadeira de pular corda foi reinventada para gerar volts que podem carregar até um smartphone ou tablet. E muito mais do que isso.

A corda foi batizada Pulse, e utiliza a energia cinética. A criança em movimento constante funciona como o motor. Após começar a pular e girar a corda, a energia cinética é convertida em impulsos elétricos, que são armazenados em uma bateria, acoplada nos manetes. Anime-se: seu uso não está restrito aos baixinhos, já que você pode gerar energia queimando calorias na malhação. E nunca mais ficar off-line, podendo carregar seu smartphone em uma emergência.

Esta engenhoca simples é uma invenção da empresa Uncharted Play, que cria brinquedos muito diferentes – e úteis. Fundada por pessoas sensíveis, provindas das áreas sociais e sem nenhum conhecimento de engenharia, cada brinquedo agrega uma função social. A corda, por exemplo, foi pensada para fornecer eletricidade alternativa, limpa e barata a comunidades carentes. A ideia é que durante o dia as crianças brinquem e, à noite, tenham luz para ler e estudar. Com este princípio, outro produto da empresa, a bola Sockett, foi doada a vilas na Nigéria e no México.

A corda “Pulse” está sendo lançada em sua versão beta, limitada a 100 unidades, por cerca de 300 reais no site da companhia.

Corda Pulse

A corda “Pulse” – edição limitada em 100 unidades

Corda Pulse apresentada no TED

Invenção de valor, sendo apresentada no seminário de inovações TED

Bola Sockett

A bola “Sockett”: com 30 minutos de brincadeira gera até 4 horas de luz acesa

Tags: , , , ,