Impeachment do moletom

Ele não tem sítio em Atibaia nem apartamento no Guarujá. Mas este vilão com cara de bonzinho não merece estar por perto. Estou falando do moletom. Estudo revela que roupas com elástico tornam o sobrepeso aceitável, o que encoraja a engordar.

Leia mais:

Todos contra o sedentarismo – Vídeo explica porque devemos levantar e tomar uma providência
O que são calorias? – Assista ao vídeo da série TED-Ed para entender como funcionam

Quanto mais acumulamos na cintura, mais precisamos nos deslocar entre as araras, atrás de roupas alguns números maiores.

Mas há quem argumente que fazer roupas cada vez maiores não está permitindo que as pessoas deixem de se importar em controlar o peso.

Na Inglaterra, a organização federal Local Government Association divulgou comunicado em que alerta que roupas largas e com elásticos na cintura podem estar normalizando o sobrepeso.

O objetivo da LGA é elaborar programas e debates para o desenvolvimento das comunidades, através da promoção da saúde e cultura.

Richard Kemp, chairman do conselho de saúde e bem-estar da LGA, fundamenta a recomendação de vestimenta pelo fato de a obesidade ser hoje um problema que afeta toda a população.

Em discurso em uma conferência patrocinada pela LGA sobre obesidade infantil, ele declarou que “nenhum bairro, cidade ou povoado está imune”.

“O perigo de nos tornarmos complacentes sobre a questão é que ela se torna o novo normal”.

“Os fabricantes adaptam o estilo das roupas para o corpo-padrão da população, o que pode ser observado na popularidade das calças moletom”, como citado em entrevista ao jornal Daily Mail.

O surgimento desta vestimento coincide com o aumento do peso médio na Inglaterra.

Em 1949, a mulher britânica era proporcionalmente menor.

De lá para cá, o nível de obesidade mais que triplicou nos últimos 30 anos e, nas estimativas atuais, mais da metade dos britânicos podem estar obesos até 2025.

O aumento do corpo se reflete no closet.

Por este motivo, toda uma indústria se acomodou à demanda.

Quem perde ao se tornar exemplo é a calça moletom.

Confortável, ela é a roupa associada ao esporte, mas que quase ninguém usa fora de casa – ou melhor, fora do sofá.

No seriado Seinfeld, o personagem George Constanza recebe a crítica definitiva ao estilo, quando Jerry lhe diz que pessoas que usam moletom em público transmitem uma certa mensagem.

“Você está dizendo ao mundo: eu desisto. Desisto de competir em uma sociedade normal. Como sou digno de pena, mereço ao menos estar confortável”.

Mas, será tudo isso?

Com ela, perdemos referências importantes (como o botão que não fecha).

Como o elástico se acomoda à forma do corpo, ninguém nota que está acumulando peso.

Tags: , ,