Cozinha em harmonia

Cozinha em harmonia

Numa relação mais atenciosa e afetiva com o preparo das refeições, o ambiente em que é preparada a comida influi na convivência, no paladar e na digestão dos alimentos. Ao equilibrar essa parte da casa, você encontra mais disposição para cozinhar e saborear pratos saudáveis.

Leia mais:

Mais leve até na conta – Restaurante dá desconto por crianças bem comportadas
O futuro está na mesa – Comer em família ajuda a emagrecer

A obra do autor Michael Pollan defende o ato de cozinhar como a única maneira de conseguirmos acesso a uma alimentação verdadeiramente saudável.

Segundo ele, “nos dias de hoje, diante de uma vida atribulada, as pessoas pensam cada vez mais em comida, embora dediquem cada vez menos tempo ao preparo de suas refeições”.

Neste trecho do livro Cozinhar: uma história natural da transformação, a intenção do autor é tornar claro o que estamos fazendo com nossa nutrição, ao confiar demais na comodidade dos produtos industrializados.

Para redescobrir a fascinante experiência de transformar os alimentos em pratos saborosos e saudáveis, é preciso vontade. Você pode começar transformando a cozinha em um ambiente mais convidativo para a experiência.

Ambiente físico

Boa iluminação, organização e limpeza facilitam o fluxo de energia.

Humor

Seu estado de espírito ao preparar a refeição também conta. Se estiver muito ansiosa e agitada, poderá alterar a energia do alimento. Tente se acalmar com respirações longas e tranquilas, focando em um pensamento positivo.

Foco

Não cozinhe de costas para a porta. A ideia é não levar nenhum susto, pois essa emoção negativa pode ser transferida para a omida. Caso não haja alternativa, coloque um espelho na parede à sua frente, numa posição que lhe permita ver a porta.

Cores

Cores como laranja, vermelho e verde-limão agitam demais o ambiente. Prefira a tranquilidade dos tons pastel.

Távola redonda

De preferência, faça suas refeições sobre mesas redondas. Essa forma geométrica fortalece a energia, uma vez que sugere movimento contínuo.

Posicionamento

Evite sentar-se em cantos da mesa, onde a energia é comprimida.

Área livre

Livre-se de utensillios que não lhe agradam ou tragam lembranças negativas. Por exemplo: passe adiante a taça de vinho trazida por alguém que não é mais seu amigo.

Vegetação

Se o desenho de sua cozinha ou sala de jantar tiver cantos angulosos, use plantas para suavizá-los. Sinos de vento também renovam a energia do ambiente.

Estas dicas são do meu livro “O Prazer de Viver Light”. Para consultar outros de meus livros online, visite a home do site – ou clique aqui.

Para mais conteúdos, assine meu canal no YouTube e veja receitas e dicas de bem-estar em vídeo.

Tags: , , ,