Relógio de papel

Relógio de papel

Esqueça botões multifuncionais e cara de ficção. A tecnologia pode e deve ser mais simples. A invenção do relógio de papel eletrônico, que muda de aparência conforme a preferência do usuário, é um exemplo de que o futuro já chegou.

Leia mais:

App cura dor nas costas – E se a tecnologia ajudasse, só para variar?
O perigo do “junk sleep” – Na hora de desligar, desligue

A categoria dos smartwatches, onde o lançamento da Apple promete dominar, ganhou um concorrente de peso. A bem da verdade, com apenas alguns gramas.

Com um desenho minimalista e monocromático, o Fes Watch deve chegar ao mercado em 2015.

O projeto, que leva a marca da Sony, consiste em uma tira de papel eletrônico (e-paper) ativado por uma bateria. O material é similar ao utilizado em e-books, como o Kindle. Isso permite mudar a aparência não só do mostrador, como da própria pulseira. Inicialmente, o modelo oferece um total de 24 designs diferentes.

Até o desenvolvimento do produto, toda a operação permaneceu sigilosa. Tanto que esta experiência, que reúne tecnologia de ponta e moda, ficou a cargo de uma divisão chamada Fashion Entertainments.

Com cara de start-up, o projeto passou despercebido pelos gigantes do setor, mas foi “abraçado” pelos entusiastas dos gadgets. Apresentado para financiamento colaborativo no Japão, o Fes Watch arrecadou 3,5 milhões de yens (cerca de 70 mil reais).

A estratégia da Sony foi esconder seu nome para testar o valor real do produto, e saber se haverá procura para o novo conceito.

A companhia desenvolve outras aplicações para o e-paper. Atualmente, protótipos de gravatas, sapatos e óculos estão sendo desenvolvidos.

relogio de papel muda de visual

Relógio de papel eletrônico muda de visual até na pulseira

Assista a seguir um vídeo que apresenta a invenção.

Tags: , ,