Falando a mesma língua

Falando a mesma língua

Quando estamos tristes, eles nos alegram. Não parece que seu cãozinho lê pensamentos? Agora, graças a invento lançado recentemente, o contrário será possível. Prepare-se para trocar ideias com seu melhor amigo.

O diálogo que mantemos com nossos pets, na base da sensibilidade, está prestes a evoluir. Foi lançado na Suécia o No More Woof (algo como “Chega de grunhidos”): o primeiro dispositivo capaz de “ler” o pensamento de animais. Este incrível equipamento parece saído de filmes de ficção científica. Através de um headset adaptado na cabeça do cachorro, ele utiliza sensores para captar as ondas cerebrais e traduzir os pensamentos caninos em palavras.

Mas não espere uma conversa muito filosófica com seu amigo peludo. As palavras e frases são simples, e representam diferentes sensações vividas pelos cães em seu cotidiano. Expressões como “Adoro isso”, “Me deixe em paz”, “Quem é você?” e “Ei, onde vocês estão indo?” estão no cardápio, que utiliza tecnologias como eletroencefalograma para traduzir aqueles olhares que tanto querem dizer – e agora podem.

A versão mais simples do equipamento, lançado em versão experimental, custa cerca de 150 reais e é capaz de identificar apenas duas ou três frases. A versão mais avançada, de quase 300 reais, promete precisão mais acurada em identificar quatro ou mais sensações. A criação da Nordic Society for Invention and Discovery (NCID) prevê para breve versões em francês, espanhol e, sim, português.

Falando a mesma língua modelo

O aparelho pode ser usado por diferentes raças

Veja a seguir o vídeo que explica o processo.

Tags: , , ,