Desvendando o sabor do mel

Desvendando os sabores do mel

O mel é produzido pelas abelhas – e nada mais sabemos. O Instituto do Mel e Polinização da Universidade da Califórnia acaba de revelar a “roda dos sabores” desta iguaria, numa tentativa de classificar os mais de 300 tipos existentes.

Leia mais:

Frutas que emagrecem – O que as frutas podem fazer por sua dieta?
Reeducação alimentar – Viver light, pensar light e comer light

Se você não consegue pensar em outra palavra que não seja “doce”, saiba que muitas outras podem descrever o que sentimos na língua, ao tomarmos uma colher de mel. Isso porque o gosto, assim como as propriedades terapêuticas, variam de acordo com o tipo de flor que as abelhas visitam.

Quando é produzido por abelhas que se alimentam da florada de laranjeira, é possível reconhecer este sabor. Mas, descontando-se as notas florais e amadeiradas, fica difícil decifrar o paladar dos inúmeros tipos que existem.

Para ajudar a entendermos um pouco mais sobre este alimento que é anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, bactericida, diurético, digestivo, expectorante e calmante, a ciência entra em cena.

A Universidade da Califórnia acaba de divulgar estudo que ajuda a desenvolver o nosso vocabulário sensorial sobre o néctar. Para fazer a “roda dos sabores”, foram realizadas provas com mais de 20 pessoas, incluindo químicos, criadores e degustadores profisisonais – pessoas treinadas para distinguir nuances em cafés, queijos, vinhos e azeites. “Terra molhada” e “xixi de gato” são alguns dos 100 adjetivos que o grupo encontrou para descrever o sabor do mel.

Uma das utilidades da pesquisa é desenvolver novos sabores, para um mercado que se sofistica cada vez mais.

Porém, tenha cuidado. Quem procura emagrecer deve saber que o mel contém tantas calorias quanto o açúcar branco. Sua vantagem é ser mais nutritivo. Ou seja, experimente a complexidade de seus sabores, mas com moderação.

Desvendando os sabores do mel

O mel tem aroma e sabor mais complexos que você imaginava

Tags: , ,