De olho na mordida

De olho na mordida

Já conhecemos apps que fazem a quantificação de nossos hábitos, como o número de mastigadas no alimento, quantas calorias ingerimos e por aí vai. Entretanto, o aparelho criado pela Universidade do Alabama surpreende por mostrar o que fazemos – literalmente.

Leia mais:

App cura dor nas costas – E se a tecnologia ajudasse, só para variar?
O perigo do “junk sleep” – Na hora de desligar, desligue

De olho no controle do que ingerimos, já foram criados diversos gadgets que monitoram os hábitos alimentares.

O problema é que todos convertem garfadas em gráficos, fazendo a decisão diante do prato parecer simples como as colunas coloridas que apresentam. Por não nos vermos ali, traduzidos em PowerPoint, o destino destes aparelhos é acabarem encostados.

Para compreender a qualidade de nossa nutrição de uma maneira definitiva, uma invenção da Universidade do Alabama (Estados Unidos) mostra o que comemos – e como comemos – através da verdade nua e crua das imagens.

De uso auricular, a estrutura reúne sensor de movimento e uma micro-câmera, cuja função é registrar automaticamente todas as informações do que está sendo ingerido. Os dados coletados são transferidos via Bluetooth para o smartphone. Um app analisa o que passou pela mastigação, informando uma estimativa do que foi digerido, inclusive calorias.

Feita em uma impressora 3D, o aparelho ganhou nome de Automatic Ingestion Monitor (“Monitor Automático de Ingestão”). Sua sigla (“AIM”) significa, em inglês, “mirar”.

Com este foco, seu uso deverá ser feito por profissionais de medicina e nutrição, para a recomendação mais precisa de dietas e restrições. Uma versão para o consumidor final deve ser lançada em seguida.

Monitor filma alimentação

O professor Edward Sazonov está por trás da pesquisa, na Universidade do Alabama

Tags: , , ,