Movida a emoções

Movida a emoções

Pedalar é ótimo. Mas contar com uma força extra pode tornar a experiência ainda melhor. Tudo depende do seu músculo mais poderoso. Lançada bicicleta elétrica controlada pelas batidas do coração.

Leia mais:

Vá de bike – Veja as vantagens de andar de magrela
Quem pedala ganha mais – Governo dá bônus a quem vai trabalhar de bike

Há quem acredite que utilizar uma bicicleta elétrica seja como trapacear quem realmente se esforça pedalando um modelo convencional.

Pois uma nova bike elétrica pode mudar esta impressão. Com a Falco, ao invés de apertar um botão, o sistema mede seus batimentos cardíacos. Assim, o motor só é acionado se você estiver se esforçando de verdade.

O dispositivo, criado por Rakesh Dhawan, pode ser adaptado em qualquer modelo. Ao sincronizar o mecanismo com um monitor cardíaco, que transmite seus dados via Bluetooth, a roda traseira adiciona resistência extra quando o passeio está tranquilo, e fornece impulso quando o coração do usuário atinge a marca determinada.

O motor possui 16 sensores, que avaliam a intensidade e a frequência das pedaladas, para interpretar quanta força está sendo empregada. As informações coletadas são enviadas para um aplicativo, permitindo que o usuário acompanhe seu desempenho, e possa até compartilhar a performance nas redes socias. A energia gerada também permite carregar o smartphone.

A ideia é poupar o coração dos ciclistas mais velhos ou que tenham alguma condição pré-existente. Ou seja, o objetivo é tornar o meio de transporte mais democrático que existe acessível a mais pessoas.

A invenção inaugura uma relação entre homem e máquina que devemos ver com mais frequência daqui por diante.

Movida a emoções

Falco transforma qualquer bike em uma bicicleta elétrica, movida a batimentos cardíacos

Tags: , , ,