Salada colorida de quinoa

Salada colorida de quinoa

Produzido há milhares de anos pelos povos andinos, a quinoa já faz parte da nossa alimentação. Se você ainda reluta em adotar este superalimento, minha dica é que comece a experimentar como coadjuvante de pratos tradicionalmente light, como a salada. Em pouco tempo, estes grão coloridos vão roubar a cena da refeição.

Para perder peso com saúde, sem enjoar dos cardápios sem graça de toda dieta tradicional, o segredo é pesquisar. Seja na viagem, ou mesmo na feira livre da esquina, é até divertido descobrir sabores e texturas de ingredientes exóticos, ou simplesmente evitados por preconceito ou medo de arriscar. Saiba que estes alimentos podem ser encaixados em sua reeducação alimentar, oportunizando a você praticar as trocas vantajosas.

Este é o caso da quinoa. Para começar, nenhuma de suas espécies (branca ou vermelha) contém glúten. Por ser fonte riquíssima de proteínas (cada 100g possui 12g), ajuda no fortalecimento muscular, principalmente depois das atividades físicas. Suas quantidades significativas de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6 reduzem riscos cardíacos e o colesterol. Como qualquer cereal, é um carboidrato, que aporta fibras de qualidade, responsáveis pelo detox no intestino. Além disso, a quinoa possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B.

Como usar a quinoa na alimentação

A quinoa pode ser encontrada em grãos, flocos ou farinha.

Com leite ou iogurte 
Salpique os grãos inteiros ou os flocos na granola, acompanhada por leite ou iogurte. Além dos benefícios gerais, aporta mais fibras ao prato, garantindo a saciedade.

Substituindo a farinha de trigo 
Eliminar a farinha branca é sempre bom e, com a farinha de quinoa é possível fazer bolos, tortas, pães e biscoitos mais funcionais.

Misturado em sucos ou vitaminas
Colocar uma colher de farinha de quinoa a sucos ou vitaminas acrescenta boas doses de cálcio, proteínas, ferro e zinco aos nutrientes que as frutas já oferecem.

Com frutas
Colocar os grãos, flocos ou a farinha de quinoa na salada de frutas é uma ótima opção de lanche após os exercícios, uma vez que as frutas são fontes de carboidratos e a quinoa, de proteínas – dois nutrientes indispensáveis para quem está praticando atividade física, como treinos intervalados que queimam inúmeras calorias.

E na salada
Seja na versão em flocos, salpicada sobre as folhas, ou na versão em grãos, que pode ser utilizada como base e acrescentar textura diversa ao prato, a quinoa vai bem com a refrescância da salada.

Salada colorida de quinoa

Salada colorida de quinoa

Ingredientes

2 colheres de sopa de quinoa branca, cozida com sal
1 colher de sopa de quinoa vermelha, cozida com sal
1 xícara (chá) de tomates cereja, cortados ao meio
½ cebola roxa, em cubos
5 folhas de manjericão, picadas
1 talo de cebola verde, picado
1 colher (chá) de azeite
Sal a gosto
Pimenta em flocos a gosto

Modo de preparo

Com a quinoa  já cozida, junte a pimenta, azeite manjericão e a cebola em cubos.
Misture bem e, em seguida, acrescente os tomates cortados ao meio e decore com a cebola verde.

Tags: , , , , , , ,

Dados nutricionais conferidos por Carina Melo, CRN 28117