Sopa de abóbora

Sopa de abóbora

Sopas quentinhas e magras. Tem coisa melhor no frio? Se seu objetivo é segurar o ponteiro da balança, inclua sopa ao cardápio. Bom mesmo quando ela é aveludada, como esta que é feita com a deliciosa e nutritiva abóbora.

Leia mais:

Creme de abóbora e queijo cottage – Veja a versão mais cremosa desta deliciosa sopa
Sopa detox de inhame com espinafre – Sacia e elimina as toxins com gosto

Colorida e versátil, a abóbora vai bem em qualquer dieta.

Para começar, é um alimento pouco calórico (100 gramas contém 40 calorias). Por ter muitas fibras, promove aquela sensação de saciedade que evita comermos além da conta. Além disso, é fonte de vitamina A, niacina e sais minerais como cálcio e fósforo, que fortalecem ossos e dentes, e defendem o organismo contra infecções.

Melhor ainda quando vêm em uma sopinha, ideal para os dias mais frios do calendário.

Com tantas qualidades e um sabor delicioso, vamos logo à uma ótima receita, que escolhi dentre tantas do meu livro Ponto de Equilíbrio – disponível para você aqui. São apenas 45 calorias por porção – então, aproveite!

Sopa de abóbora

Sopa de abóbora

Ingredientes

½ kg de abóbora japonesa
1 cebola pequena
1 caldo de legumes light
Especiarias
Sal (opcional)

Modo de preparo

Corte a cebola em tiras finas e doure-as no caldo de legumes light até que fiquem transparentes. Cozinhe bem a abóbora, de modo que o garfo passe com facilidade por ela. Com uma escumadeira ou garfo, tire os pedaços de abóbora da panela e descasque. Leve a abóbora novamente à panela, usando a mesma água do cozimento. Tempere com sal e especiarias de sua preferência e deixe cozinhar até ficar bem mole. Bata tudo no liquidificador e volta à panela para esquentar. Se quiser o caldo mais ralo, coloque água; se quiser mais cremosa, deixe cozinhar por mais tempo. Para incrementar, adicione couve-manteiga bem fina à sopa e deixe na panela até que amoleça.

Tags: , , ,