Smartphones provocam hiperatividade

Smartphones provocam hiperatividade

A tecnologia deveria facilitar nosso cotidiano. Mas as pessoas estão invertendo os papéis, mudando suas vidas para se adaptarem às inovações. Estudo revela como uso de gadgets nos tornam hiperativos. Mas seres humanos não trabalham em 4G.

Leia mais:

O amor nos tempos do wi-fi – Em qualquer meio, o importante é praticar
Você, robô – Estamos nos comportando como iDiots

Você se entendia com facilidade e tem problemas em se concentrar, ou realizar tarefas e atividades em silêncio?

Se a resposta for afirmativa, saiba que o uso intenso do smartphone pode estar por trás destes sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Ao menos é o que diz uma nova pesquisa, feita pela Univesidade da Virgínia (Estados Unidos).

De acordo com um dos autores, Dr. Kostadin Kushlev, “pela primeira vez testes revelaram que o uso de smartphones podem causar maior desatenção e hiperatividade, reconhecidamente sintomas de TDAH”.

O estudo analisou o comportamento de 221 voluntários, orientados a utilizar ao máximo deus aparelhos pessoais pelo período de uma semana.

Na semana seguinte, os participantes tiveram que minimizar o uso do aparelho, silenciando os alertas e mantendo seus telefones à distância.

Ao final das duas etapas, todos tiveram que responder a questionário que avaliou seu nível de atenção e atividade.

Os resultados mostraram níveis significativamente mais elevados de desatenção e hiperatividade quando os alertas foram ativados, em comparação ao período em que estiveram desligados.

A descoberta sugere que, mesmo as pessoas que não tenham sido diagnosticadas com TDAH, podem experimentar alguns dos sintomas do transtorno.

Isso inclui episódios de distração, dificuldade em se concentrar e capacidade de ficar entediado facilmente.

“Smartphones podem contribuir para estes sintomas, servindo como uma fonte rápida e fácil de distração”, disse o Dr. Kushlev.

Tags: , , , ,