Rodízio perigoso

Rodízio perigoso

A pesquisa foi feita na Inglaterra. Mas, lá como cá, o país enfrenta uma crise de saúde pública, com o aumento dos casos de obesidade. Portanto, cabe o alerta: quando vamos a churrasco, comemos o triplo do normal.

Leia mais:

O bem que a gordura faz – Livro “libera” o que sempre foi um problema
Dieta da proteína – Cortando o mal na carne

Não importa se é na laje ou na beira da piscina. Uma pesquisa feita pela seguradora britânica AXA PPP, com dois mil participantes, descobriu que é possível comer em um churrasco quase a meta total de um dia inteiro.

No cardápio investigado constavam, entre os cinco itens mais consumidos, bife de hambúrguer, linguiça, salada verde, maionese de batata e salada coleslaw. Um prato com uma porção de cada somou 900 calorias.

O problema é que 61% dos entrevistados declararam repetir a refeição, quando então a contagem chega a 1.800 kcal. Para quem bebe, a calculadora segue somando. Como a média foi de dois copos de vinho, ou duas garrafas de cerveja, são mais 340 calorias.

Para você ter uma ideia, em uma refeição normal, nos abastacemos com 500 a 700 kcal. A recomendação é de 2 mil calorias para mulheres e 2.500 para homens, por dia.

Na média, um inglês vai a cinco churrascos em um ano. Por aqui, sabemos que os convites são mais frequentes. Sabemos também que encontramos bem menos salada à mesa que os britânicos. Ou seja, enfrentamos uma ameaça ainda maior.

Não parece justo, mas é quando estamos distraídos que caimos na tentação. O recado é que, assim como o motivo da festa, a vigilância deve ser intensa.

Tags: , ,