Perigo efervescente

Essa é difícil de engolir: remédios efervescentes levam sódio adicional em sua fórmula, para proporcionar efeito das “bolhinhas”. Em nossa dieta já carregada de sal, o alerta serve tanto para os hipertensos como para quem quer evitar retenção de líquidos.

Leia mais:

Os melhores livros de culinária – App reúne maiores títulos de todos os tempos
Livros entre panelas – Desfrute de palavras saborosas finamente combinadas

Embora faça barulhinho ao dissolver na água, enfrentamos uma ameaça silenciosa.

Afinal, nunca nos demos conta de que, até na hora de cuidar do bem-estar, colocamos a saúde em risco.

Pesquisa publicada no British Medical Journal revela que o efeito encontrado em antiácidos, analgésicos e suplementos vitamínicos, provocado pela presença extra de sódio, leva ao consumo deste elemento acima dos limites diários aceitáveis.

A Organização Mundial da Saúde recomenda menos de 2 gramas de sódio ao dia – o equivalente a uma colher de chá.

Mas, segundo reportagem do jornal Daily Mail, algumas vitamina C efervescentes tem sódio equivalente a dois sacos de batatas fritas.

Foram analisados mais de 1 milhão de prontuários médicos.

Quem tomou remédios com sódio adicional registrou risco 16% maior de ataque cardíaco, sua chance de ter problemas de pressão era sete vezes mais alta e a taxa de mortalidade, 28% maior.

Os cientistas recomendam que haja alerta sobre o risco, em campanhas e avisos nas embalagens.

E esperam que os médicos observem se as vantagens superam os malefícios, antes de receitarem medicamentos desta categoria.

Se puder optar por outros remédios, melhor.

Afinal, não podemos esquecer que sal em quantidades elevadas também provoca a retenção de líquidos, o que aumenta nosso peso e atormenta nossa autoestima.

Tags: , , , , , ,