O sabor dos cristais

O sabor dos cristais

Para reinventar a alimentação, é preciso descobrir novos sabores e texturas. Ou redescobrir. A importante é entender que o básico não significa sem graça. Com a gastronomia, aprendemos a conhecer até um outro tipo de sal.

Leia mais:

Top 5 das minhas saladas favoritas – A seleção oficial das mais curtidas do site
O prazer do sabor sem culpa – Reinventando o sal

Retirada artesanalmente das bacias de extração de sal marinho, a flor de sal ganha admiradores no cenário gastronômico – profissional e amador. E tem tudo para agradar na sua mesa.

Este é o nome que se dá aos primeiros cristais de sal que se formam e permanecem na superfície das salinas. Como uma nata, sua aglomeração depende das condições atmosféricas, da temperatura e da velocidade do vento.

Sua retirada é feita manualmente, pelos “sauniers”. Tudo acontece de maneira muito delicada, para evitar que os cristais de sal não afundem e se percam. Por isso, esta fonte natural de inúmeros minerais tem uma produção é limitada e rara.

Para os puristas, nada se compara à flor de sal que vem de Guérande, na região da Bretanha, costa norte da França. Mas já é possível encontrar marcas brasileiras no seu supermercado favorito.

A flor de sal confere um sabor sofisticado a carnes e saladas e se dissolve na boca com crocância. Vai bem até com caramelo e chocolate. O ideal é colocar só na hora em que for servir, para não umedecer e assim manter a textura intacta. Lembrando sempre em usar o sal (de qualquer origem) com moderação, para evitar problemas de pressão e a indesejada retenção de líquidos.

Esta dica é do meu livro 365 Dicas para Ficar em Forma e Feliz, que você encontra nas bancas.

Para mais conteúdos, assine meu canal no YouTube e veja receitas de dicas de bem-estar em vídeo.

salinas de guerande

Do alto é possível ver as inúmeras salinas de Guérande (França)

homem recolhe a camada de cristais de sal

“Sauniere” recolhe a camada de flor de sal que se forma nas salinas

flor-de-sal

Para os puristas, nada se compara ao sal marinho colhido nesta região

Tags: , , , , ,