O Brasil acima do peso

Não é apenas na economia que nosso país faz feio na balança. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, 52,5% da população está acima do peso. Já passou da hora de você fugir desta estatística.

Leia mais:

Meu pulo do gato – Veja como perdi e mantenho longe mais de 60 quilos
Reeducação alimentar – Conheça o cardápio que mudou a minha vida

Segundo levantamento feito com mais de 40 mil brasileiros, em todas as capitais do país e também no Distrito Federal, estamos cheios.

E não apenas dos rumos da política e da economia.

A pesquisa, realizada desde 2006 pelo Ministério da Saúde, revela que o número de pessoas com sobrepeso aumentou 23% nos últimos nove anos. E, entre os obesos, a conta aumento mais 50%.

Alguns fatores aumentam o peso são a escolaridade e a faixa etária.

58,9% da parcela da população que tem de zero a oito anos de estudo está acima do peso ideal. Entre as pessoas com 12 anos ou mais de estudo, o índice é de 45%.

E enquanto 38% dos jovens entre 18 e 24 anos acumula excesso na cintura, mais de 60% daqueles entre 45 e 64 anos enfrenta o problema.

Já o sedentarismo não pode mais ser o único culpado deste aumento.

Isso porque, nos últimos anos, aumentou 18% o número de pessoas que praticam pelo menos 150 minutos semanais de exercícios.

Como contraponto, 15,4% de todos os entrevistados confessaram não ter feito nenhuma atividade física nos últimos três meses.

Estes números servem para nortear as ações do governo para a prevenção de doenças relacionadas ao excess de peso, como as do coração, diabetes e hipertensão.

Ou seja, embora fale tanto sobre a minha própria experiência com a reeducação alimentar, e compartilhe minhas receitas leves, minha missão está longe de terminar.

Não posso ficar frustrada com a aparente inocuidade de todo o meu esforço.

Pelo contrário.

Esta pesquisa me motiva ainda mais em seguir pesquisando sabores, ingredientes, receitas e hábitos que ajudem, seja a você ou a alguém próximo, nesta luta contra a balança.

Tags: , , , , ,