A mensagem da pizza

A pizza tem uma mensagem para você

A ameaça à saúde está diante dos olhos, mas não a enxergamos. Para mostrar o quanto de gordura podemos ingerir em uma refeição, campanha traz mensagem feita com o óleo utilizado em uma única pizza.

Leia mais:

A comida do futuro – Designer imagina a tecnologia no prato
O discurso oculto do menu – A verdade que existe por trás das palavras do cardápio

Já vimos como a criatividade transforma uma mensagem que tem por objetivo incentivar as pessoas a fazerem escolhas mais saudáveis.

Para alertar o quanto comemos sem perceber, a agência BBDO Bangkok criou um prato que absorve cerca de 7 mililitros de óleo de uma refeição – clique aqui para conhecer o projeto.

Para reforçar a mensagem de que o consumo em excesso de gorduras saturadas e trans traz sérios transtornos à saúde, uma nova campanha está sendo veiculada.

A pedido da Adexo (Associação de Doentes Obesos e ex-Obesos) de Portugal, a agência FCB Lisboa criou a ação The Fat Stencil.

Com a mesma quantidade de óleo usado para fazer apenas uma pizza, foram impressos grandes cartazes, através da técnica do stencil.

A “sacada” é brilhante, já que a ameaça sempre esteve diante de nossos olhos.

Bastava enxergar o código indelével que, como diz o dicionário, é algo “que não se pode destruir, suprimir ou fazer desaparecer totalmente”.

Os cartazes foram veiculados onde predomina a publicidade do junk food, categoria de alimentos de abusa da gordura.

Ajuda vermos a mensagem em português claro: “Todos sabemos que os produtos de fast food têm gordura. Mas nem imaginamos quanta”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo da gordura saturada não ultrapasse 10% das calorias ingeridas diariamente (7% para pessoas em grupos de risco).

Sendo assim, uma dieta de 2.000 calorias, por exemplo, deve conter no máximo 22 gramas de gordura saturada.

Segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), uma fatia de pizza quatro queijos vendida no Brasil pode ter 5,8 g de gorduras saturadas.

Reconheça que você mesma já leu estes sinais.

Agora, resta processar a mensagem.

Confira a execução da ideia no vídeo a seguir.

Tags: , , ,