Iogurte traz felicidade

Iogurte traz felicidade

Sentindo-se triste? Coma um iogurte. Pesquisa da McMaster University mostra que micróbios “do bem” alteram nosso humor pelo intestino. Isso porque a saúde da mente passa pelo sistema digestivo.

Leia mais:

Iogurte vale por uma dieta – De dentro para fora, mantenha longe o peso extra
Receita light – Estrogonofe mais leve feito com iogurte

Ele é o alimento-símbolo do sucesso do plano Real. Desde o ano 2000, o consumo de iogurte quase triplicou no Brasil. Hoje, comemos em média seis quilos por ano. Por si só, estes números deveriam indicar um nível de felicidade nunca antes vivido neste país.

Isso porque, segundo estudo da McMaster University, no Canadá, o consumo de iogurte altera o microbioma de bactérias que temos no intestino, fazendo com que sinais sejam enviados para o cérebro, o que pode mudar nosso comportamento.

Nos testes conduzidos, após serem alimentadas com iogurte, cobaias cautelosas e apreensivas assumiram atitudes de risco e demonstraram total ausência de ansiedade.

Isso pode explicar porque pessoas com problemas digestivos vivenciam longos períodos de depressão e ansiedade.

O sistema digestivo é também chamado de “segundo cérebro” por ser em grande parte responsável por nossas mudanças de humor e de estado de espírito. É nele que é produzida 95% de toda a serotonina.

Segundo Stephen Collins, um dos cientistas do projeto, estas descobertas apontam caminhos para tratamentos de stress, ansiedade e até, possivelmente, de doenças mentais.

Portanto, se estiver sentindo-se um pouco amuada, tente um potinho de iogurte desnatado. Além do benefício para o astral, ele também aumenta a saciedade, o que pode fazer você emagrecer – e ficar ainda mais feliz.

Tags: , , , ,