A força renovada do chá

A força renovada do chá

Os governos divulgam o quanto de cada nutriente devemos consumir ao dia. Em cada lugar, a lista é adaptada para os costumes locais. Na Holanda, ela inclui chás. Descubra quanto da infusão a casa real de Orange-Nassau recomenda a seus súditos.

Leia mais:

Perca peso e barriga com o chá de hibisco – aprenda a fazer
Chá que faz bem para os ossos – conheça todos seus benefícios

No Brasil temos o Guia Alimentar para a População Brasileira.

Nos Estados Unidos existem as Dietary Guidelines for Americans, diretriz que por muito tempo utilizou a forma de pirâmide para indicar quais os alimentos o governo recomenda para uma vida saudável.

Na Holanda, o Conselho Nacional de Saúde faz o mesmo trabalho.

É claro que, ao compararmos estes três modelos, encontraremos diferenças, fundamentadas nos hábitos alimentares e culturais de cada país.

Observar o que difere de nosso cotidiano pode nos fazer aprender mais sobre como melhorar o aporte de nutrientes.

Aos súditos do rei Guilherme e da rainha Máxima, o governo holandês recomenda o consumo de três a cinco xícaras de chá por dia.

A notícia só vem reforçar a importância que dou à infusão, que é forte aliada para quem busca perder peso.

O mencionado Conselho de Saúde daquele país advoga os benefícios deste hábito regular nos novos protocolos, divulgados recentemente (novembro/2015).

A recomendação especifica o consumo de chás branco ou preto, sem menção aos diversos tipos herbais existentes.

Mesmo desde muito novos os holandeses são encorajados a incorporar a bebida em sua alimentação.

A infusão é servida com leite nas escolas do ensino fundamental e várias marcas de chá voltam sua publicidade para o público infantil.

Tanto o chá branco como o preto estão relacionados a melhora das funções cognitivas, de acordo com estudo divulgado no início do ano, no relatório Nutritional Neuroscience 2015, no qual três tipos de ondas cerebrais (alfa, beta e teta) registraram aumento da atividade uma hora após voluntários beberem uma xícara de chá destas espécies.

Já vimos aqui no site outros benefícios.

Estudo divulgado pelo American Journal of Clinical Nutrition indicou que a ingestão do chá branco acelera o metabolismo em até 8%.

Nos destaques do estudo, foi registrado que pessoas que consumiram chá branco perderam até 6 quilos em um mês.

E mais: aqueles que usaram o chá branco reduziram em 5 centímetros a circunferência abdominal, contra 3 cm de redução de quem ingeriu chá verde.

Poderíamos aprender mais com este hábito.

De acordo com a consultoria Euromonitor, consumimos por aqui o equivalente a quase dez xícaras por pessoa ao ano, o que nos coloca na 77ª posição entre os países do mundo.

Para comparar, na Turquia o consumo por pessoa é de mais de 1,6 mil xícaras/ano.

Tags: , ,