Especiarias contra inflamações

Especiarias são conhecidas por suas propriedades benéficas à saúde. Para facilitar seu uso, infográfico apresenta as melhores para curar rápido inflamações.

Leia mais:

Revelando o mistério do limão negro – Uma rara descoberta no Oriente Médio
A ciência por trás do tempero – Só a ciência explica o fascínio por estes sabores

A inflamação é um processo natural em que o corpo recruta células do sistema imunológico para proteger o corpo de patógenos invasores, como bactérias, fungos ou vírus.

No entanto, quando o sistema de defesa é desencadeado na ausência de causas externas, os tecidos internos são danificados, com o consequente desenvolvimento de vários distúrbios a longo prazo.

Assim, a resposta inflamatória exagerada, ao invés de ajudar, provoca doenças incluindo diabetes, artrite, problemas no coração e distúrbios cerebrais.

Além destes males, vale lembrar que a obesidade é classificada como um estado de inflamação crônica.

A boa notícia é que condições inflamatórias podem ser controladas com o uso de ervas e especiarias.

Para orientar seu uso, o site Uses & Benefits apresenta um resumo com alguns deste ingredientes que possuem uma comprovada atividade anti-inflamatória.

Cúrcuma

turmeric

Meia colher de sopa de cúrcuma (também chamado de açafrão-da-terra) em um copo de leite morno é um remédio eficaz contra a dor causada por inflamações.

Gengibre

ginger

O gengibre inibe a produção de radicais livres tóxicos e compostos pró-inflamatórios. Empregado ao natural, em pedaços, ou na versão em pó, o gengibre ainda traz seu poder termogênico, acelerando o metabolismo, o que faz o corpo queimar mais calorias. Veja a minha receita de suco detox de frutas e gengibre – clique aqui.

Pimenta caiena

pimenta-caiena

A pimenta caiena contém um composto chamado capsaicina, que é eficaz  no tratamento da dor induzida pela inflamação. A capsaicina, responsável pelo sabor picante das pimentas, induz a morte das células de gordura (processo de oxidação), diminuindo o volume acumulado em diferentes partes do corpo – inclusive a barriga.

Canela

canela

Um composto ativo presente na canela inibe a proteína NF-kappa B, que está relacionada aos danos induzidos pela inflamação no corpo. Outro grande benefício da canela é que a especiaria tem o poder de tirar a vontade de comer doce, podendo ser usada para adoçar sucos, café, leite e vitaminas. Para contar com este poder, confira uma ótima receita com o ingrediente – clique aqui.

Tags: , , ,