Em busca da salada perfeita

Em busca da salada perfeita

Se você acha que salada se resume ao combo alface com tomate, está perdendo muita coisa. Saladas permitem uma variedade enorme de sabores e composições, colocam um freio na fome e com isso nos ajudam a emagrecer com saúde. Siga esta guia passo a passo para montar a salada perfeita.

Segundo estudo publicado no Journal of the American Diet Association, salada consumida diariamente eleva os níveis de vitaminas C, E e B6 no sangue, além de aumentar as taxas de ácido fólico. De acordo com a recomendação do Guia Alimentar da População Brasileira, quem consegue incluir qualquer quantidade da chamada alimentação viva, em qualquer momento da vida, já começa a contar com seus benefícios.

A saída é reinventar a salada. Com um conhecimento prévio, você pode criar uma versão diferente para cada dia. É só seguir alguns passos.

Guia da salada perfeita

salada

Comece pelos verdes

De olho nas folhas, prefira as de coloração verde-escura (quanto mais verdes, mais nutrientes).

Invista nos vermelhos

Para colorir de vermelho a salada, valem frutas ou vegetais, como tomate, pimentão ou cebola roxa. O licopeno contido nestes alimentos combatem os radicais livres. Veja aqui minha dica de como cortar tomates-cereja.

Abuse das cores

Acrescente filetes de damasco, manga, abacaxi e pedaços de laranja.

Adicione textura

Fatie cogumelos, alho, peras ou frutas secas.

Dê crocância

Coloque gergelim, linhaça, sementes de papoula ou, ainda, sementes de abóbora torradas – veja aqui a receita.

Construa músculos

Porções de carne, como carpaccio, peito de frango ou peru, tofu, salmão ou atum agregam o poder de reconstrução dos músculos das proteínas.

Garanta energia

Aporte um tanto de carboidrato e fibras com milho, grão-de-bico, quinoa ou lentilhas.

Tags: , , , , ,