Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.
Salada é muito fácil de fazer e não mistério, é só juntar um monte de mato e jogar molho. Opa, será que ouvi direito? De olho em uma alimentação saudável, muita gente opta pelos vegetais – e termina sabotando tudo. Veja se você não está complicando o simples.
Para equilibrar uma refeição, nada melhor que uma boa salada. Como entrada, ela ajuda a saciar e evitar exageros. Como uma refeição, desde adicionada de carboidratos e proteínas, esta alimentação viva aporta nutrientes e fibras necessários.
Só que, para encarar todos os dias, é preciso ser criativo. Só que muita gente exagera. Veja a seguir alguns dos erros mais comuns – e como evitá-los.
Além da alface, existe todo um universo que você precisa descobrir. Quanto mais variedade no prato, melhor. Na próxima vez na feira, pergunte pela chicória, escarola, endívias, espinafre, erva doce, mostarda, radicchio e rúcula. Você vai se admirar com a variedade de textura e sabores.
Uma salada encharcada de água é uma coisa triste de se ver – e encarar. Depois de lavar, deixe escorrer bem a água. Um ótimo truque é o seguinte: coloque papel-toalha no fundo de uma sacola plástica. Coloque as folhas lavadas por cima, amarre a boca da sacola e gire-a no ar umas duas ou três vezes. Neste processo, as folhas ficarão menos úmidas.
Fuja da armadilha dos molhos prontos, especialmente as versões cremosas. As alternativas naturais são mais interessantes e ainda somam mais benefícios. Experimente suco de limão, shoyu, mostarda escura e especiarias como gengibre e noz moscada. Confira o meu molho vinagrete com mostarda!
Sua salada pode ganhar outra cara com a crocância e os sabores das nozes, castanhas, linhaça, chia e sementes de abóbora – veja aqui como fazer. São elementos gostosos, funcionais e uma boa surpresa. Frutas também acrescentam um sabor adocicado que favorecem às folhas verde-escuras. Tente passas, gojiberries, damascos secos, manga ou figos frescos e gomos de tangerina.
Junte-se a mais de 100,000 pessoas que recebem conteúdos semanais por e-mail.
Lucilia Diniz desmistifica o que significa viver bem a vida, por dentro e por fora.