E agora, Dukan?

A credibilidade subiu na balança. Processado por promover comercialmente sua dieta e enfrentando várias críticas, o Dr. Pierre Dukan está proibido de praticar a medicina em seu próprio país. Com milhões de seguidores em todo o mundo, fica a pergunta: e agora?

Acusado de transformar a medicina em um negócio, o Conseil National De L’ordre Des Médecins da França (órgão equivalente ao Conselho Federal de Medicina do Brasil) cassou definitivamente a licença para que Pierre Dukan se apresente como médico.

Mesmo tendo se desligado na associação em 2012, Dukan não conseguiu impedir o processo disciplinar que decidiu por sua expulsão. A partir de agora, seu método passa a ser encarado como mais uma jogada de marketing que uma dieta responsável.

O famoso Método Dukan, baseado em uma dieta que privilegia o alto consumo de proteínas, há tempos provoca críticas dos médicos, por provocar desequilíbrios alimentares em seus praticantes. Além da desconfiança em seu próprio território, a Associação Britânica de Dietistas incluiu o método Dukan em sua lista de “cinco dietas de famosos a serem evitadas”. A Agência Francesa para a Segurança Alimentar alertou sobre os riscos físicos decorrentes da dieta, como a insuficiência renal e o risco cardiovascular. Na Espanha, onde seu principal livro vendeu mais de 150 mil exemplares, o Grupo de Revisão, Estudo e Posicionamento da Associação Espanhola de Dietistas-Nutricionistas considerou, num relatório de 2011, que o método é uma fraude.

Declarações de Dukan na mídia revelam que o processo não o preocupa. Ele considera sua expusão uma “história antiga”, e prefere fazer acusações de que seus colegas preferem manter atrasada a medicina em relação à perda de peso.

Em sua defesa, lembrou que o atual presidente francês, François Hollande, emagreceu durante a campanha eleitoral graças a seu método. E que o mesmo é acessível a qualquer pessoa que se disponha a pagar seis euros, o preço de seu livro – que já vendeu 13 milhões de exemplares em todo o mundo. O “estrago” é grande. Ao todo, Dukan publicou cerca de 20 títulos, traduzidos para 26 idiomas. Em 2008, abriu um serviço de coaching via internet, que em três anos foi utilizado por 250.000 pessoas. A estimativa é a de que seus negócios movimentem 100 milhões de euros por ano (cerca de 325 milhões de reais).

O recado é o de sempre: cuidado com as dietas da moda. A propaganda é a alma do negócio. Mas a sua saúde, não.

Em materia recente, revelamos como a Dieta do Tipo Sanguíneo também sofreu críticas. E você, como se relaciona com as dietas?

E agora, Dukan?

Dieta Dukan: mais de 20 livros, publicados em 60 países

Tags: , , , , ,