Impulso na balança

descontrole emocional vai parar na balança

Sua personalidade impulsiva pode ter muitas vantagens. Mas não em relação à sua forma física. Isso porque, segundo estudo, grande parte das pessoas com esta característica têm maior chance de perder o controle na hora de comer.

Leia mais:

Comer fora é uma armadilha – Veja dicas de como fugir delas
O futuro está na mesa – Comer em família ajuda a emagrecer

A maneira como você se sente está diretamente ligada ao resultado na balança.

Segundo pesquisa da Universidade de Ohio (Estados Unidos), 14% dos comedores compulsivos têm seu distúrbio acionado quando estão sob pressão.

A este hábito, os cientistas batizaram de “urgência negativa”.

De acordo com a professora Sarah Racine, líder do estudo, quanto mais impulsiva for a pessoa, mais provável que desconte no prato suas frustrações e stress.

Para a especialista em desordens alimentares, é da natureza humana procurar conforto após episódios que nos deixam nervosos.

O problema é quando este conforto vem na forma de doces e alimentos gordurosos.

A pesquisa, que acompanhou os hábitos alimentares de 600 mulheres gêmeas, descobriu que o apetite emocional não manifesta-se apenas em quem encontra-se sob forte stress, mas quem combina estes episódios com a personalidade impulsiva.

A descoberta é considerada válida por fornecer pistas de como tratamentos destes distúrbios devem considerar os aspectos psiciológicos da questão.

Portanto, se você acha que seu peso extra possa estar relacionado à sua personalidade, saiba identificar os gatilhos que a levam a comer em demasia.

Quando estiver mais nervosa que o normal, evite o contato com alimentos muito calóricos.

Procure praticar exercícios de meditação.

Ou, que sabe, dar uma volta para espairecer.

Afinal, acumular gordura na cintura pode ser a fonte de grande parte deste stress, que se volta contra você num círculo vicioso que precisa ser quebrado.

Tags: , , ,