Creme de rabanete leve e funcional

Com a chegada do frio, a vontade que dá é aquecer o estômago. As sopas são sempre as preferidas mas, com fama de calóricos, os cremes ficam para trás. Encorpados e com toque aveludado, eles podem – e devem – entrar no seu cardápio. 

Já vimos uma receita gostosa de caldo de legumes. Mas, como quem está de dieta sempre foge de sua versão cremosa, é raro encontrar uma recomendação de creme que esquente o corpo e ainda ajude a emagrecer. O rabanete, geralmente usado em saladas e conservas, pode ganhar novos fãs nesta versão líquida.

Essa pequena raiz vermelha, de sabor picante, é fonte de vitamina C, muitas fibras e pouquíssimas calorias. Quatro rabanetes crus, de tamanho médio, fornecem somente 5 kcal. E, suas folhas, ricas em cálcio e ferro, sempre descartadas, ganham uma nova chance para compor um alimento realmente nutritivo e funcional. Acrescente a farofa de linhaça para potencializar seu poder.

Creme de rabanete

creme

Ingredientes

2 maços de rabanetes com as folhas
2 alhos-porós
½ copo de creme de leite light
1 litro de caldo de galinha light aquecido
Sal e pimenta-do-reino

Modo de fazer

Lave o alho-poró, o rabanete e suas folhas.
Pique as folhas, corte o alho-poró e o rabanete em cubinhos.
Coloque tudo para cozinhar rapidamente, em uma frigideira, com 1 colher (sopa) do caldo de galinha.
Acrescente o restante do caldo bem quente e cozinhe em fogo alto por mais 5 minutos (depois de o líquido ferver).
Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Bata no liquidificador e peeire. Tempere com o sal e a pimento, e volte ao fogo para esquentar.
Na hora de server, acrescente o creme de leite e misture.

Tags: , , , , ,