Bêbada de sono

Bêbada de sono

Segundo pesquisa, a perda de 4 horas de sono é equivalente a tomar 6 latas de cerveja. Agora entendemos melhor a expressão “bêbado de sono”. É possível fazer um este para ver se você está dormindo ou “tomando todas” sem nem aproveitar.

Além dos custos sociais, beber também causa um belo estrago na balança. Mas o prejuízo não é tão grande quanto ficar bêbado sem nem aproveitar a happy hour. Pesquisa do Henry Ford Hospital Sleep Disorders and Research Center, em Detroit (Estados Unidos), relacionou os prejuízos de uma noite mal dormida com os mesmos causados por motoristas alcoolizados. Uma noite de sono perdida equivale à concentração de 0,19 de álcool no sangue, sendo que 0,08 já é considerado ilegal nos Estados Unidos.

Antes de cair na balada em dias úteis, ou esticar o horário para entregar o trabalho, pense nos inúmeros profissionais a quem entregamos a vida, e que podem estar desempenhando suas funções aquém das expectativas, ou mesmo colocando em risco a todos a quem atendem – como médicos e pilotos de avião, por exemplo. Ou seja, sua própria performance pode estar sofrendo com a falta de sono. Sem falar nos quilos a mais que você pode estar acumulando.

A privação de sono faz cair a produção de leptina, o hormônio da saciedade. Quem não dorme as oito ou mais horas recomendadas tende a exagerar nas refeições e ainda tem pouca disposição para se exercitar. Ainda relacionando a forma física com a cama, o excesso de peso costuma ser acompanhado pela apneia, distúrbio marcado por roncos e interrupções na respiração durante a noite. Para saber se você está dormindo direito, assista ao vídeo da série Em 59 Segundos, a seguir (em inglês).

O teste do sono

 

Para dormir naturalmente

Da mesma série, veja qual a melhor música do mundo para dormir.

Tags: , , , , ,