Arraiá light: pêras com calda de especiarias

Encarar um arraiá sem acumular calorias é fogo. É que as comidas típicas abusam do açúcar. Com tantas tentações, como a maçã do amor, resolvi investir numa receita que leva as especiarias da época. E que ama ainda mais sua saúde.

Como resistir, já que, quando cai a temperatura, sobremesas calóricas são ótimas pedidas? Pé de moleque, paçoca, curau, arroz doce, maçã do amor, bolo de aipim. A lista do que não podemos é enorme. Mas se formos pensar assim, ninguém sai de casa. Para zerar sua vontade de comer doces, tenho uma receita perfeita para esta época do ano.

Ao invés do exagero do açúcar, a minha proposta é aderir às frutas. Muitas das receitas que estão no meu Top 5 Doces Light contam com elas. E a pêra é uma boa sugestão. Esta fruta, fácil de encontrar, fica bem saborosa quando cozida. Além disso, tem muita fibras e água, o que ainda ajuda na digestão. E o calor proporcionado pela calda de especiarias, como a canela, pode até auxiliar no emagrecimento. Isso porque, tanto ela como a pimenta e o anis, presentes na receita, aceleram o metabolismo. Olha o doce light… É verdade!

Pêras com calda de especiarias

peras-2

Ingredientes

6 pêras
3 cravos-da-índia
1 canela em pau
1 pitada de pimenta-da-jamaica
1 anis estrelado
casca de ½ laranja
1 colher (chá) de amido de milho
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de suco de maçã
3 colheres (sopa) de adoçante para forno e fogão
folhas de hortelã para decorar

Modo fazer

Em uma panela, coloque o suco, a água, o adoçante, o amido e todas as especiarias.
Leve ao fogo até ferver.
Em seguida, descasque as pêras, conservando os cabinhos, e coloque-as na calda semipronta, mantendo o cozimento em fogo baixo.
Vire-as de vez em quando, até que estejam cozidas e a calda fique grossa.
Retire do fogo e espere esfriar.
Como opção, sirva com folhinas de hortelã ou pimenta-rosa.

Tags: , , , ,