Alimentos inglórios

Alimentos inglórios

Quem vê cara não vê nutrientes. Contra o desperdício de alimentos, rede de varejo francesa faz campanha com desconto em frutas e vegetais fora dos padrões.

Na seção dos vegetais, vemos todos ali, perfilados e organizados. As frutas são redondas e brilhantes, as folhas têm cores vibrantes e os vegetais são selecionados, um a um. O que os olhos não vêem é o desperdício sem sentido que este processo proporciona. Já vimos como a nutrição certa pode vir por linhas tortas.

No Brasil, geralmente 20% de alimentos são jogados fora diariamente. Segundo a ONU, um terço de todo o alimento produzido no mundo nunca é consumido, num mundo onde mais de 925 milhões de pessoas sofrem com a falta de comida.

Na Europa, 2014 é o Ano Europeu Contra o Desperdício de Alimentos. Com este argumento, a rede francesa de varejo Intermarché promoveu o que chamou de “frutas e legumes inglórios”. Nela, os alimentos imperfeitos, que normalmente seriam jogados fora pelos produtores, foram posicionados com destaque, em gôndolas específicas nos supermercados da rede. A campanha, premiada com um Leão de Ouro no Festival de Publicidade de Cannes, foi criada pela agência Marcel, de Paris.

Para reforçar sua venda com 30% de desconto, foram distribuídos sucos e sopas feitos com estes alimentos. Ao conferir que o gosto e o rendimento eram o mesmo, os consumidores finalmente ficaram convencidos. O resultado foi surpreendente, tendo aumentado a venda destes itens em 60%.

Estamos tão programados a descartar o que foge dos padrões estéticos que não nos damos conta de que, seja no prato ou na vida, toda forma implica em um conteúdo.

Alimentos inglórios

Alimentos inglórios: batata

Alimentos inglórios

“Uma cenoura feia dá uma linda sopa”

Alimentos inglórios

Alimentos inglórios: laranja

Alimentos inglórios

Com estes limões também se faz uma limonada

Alimentos inglórios

Uma destas maçãs faz tão bem quanto qualquer outra

Confira no vídeo a seguir o sucesso da campanha.

Tags: , , , , ,