Cortando o exagero

Cortando o desperdício

É incrível quando encontramos um design perfeito. Mesmo faltando um pedaço, prato 20% menor colocado em restaurante bota todo mundo para pensar no desperdício. Quando o que sobra é criatividade, ainda há esperança.

Para aliviar a tensão, que não é pouca, colocamos mais no prato. Quando estamos acompanhadas e distraídas, nos servimos mais. E, se estamos sozinhas e ansiosas, é na balança do buffet que descontamos as frustrações. Satisfeito o “olho gordo”, é disparado um ciclo: saciedade, culpa e desejo de novo. É, o ambiente moderno e dominado pelo consumo parece estimular diversas formas de compulsão. E a maior delas reflete no tamanho da porção da qual nos servimos.

Com isso, vem o desperdício. No Brasil, geralmente 20% de alimentos são jogados fora diariamente. No mundo, mais de 925 milhões de pessoas sofrem com a falta de comida.

Para colocar o assunto em evidência, a agência DM9Sul criou o “Prato Consciente”. Em alguns restaurantes e praças de alimentação, a campanha substituiu o prato de tamanho normal por um de tamanho 20% menor. Nele faltava, literalmente, um pedaço. Veja a reação e a surpresa das pessoas.

Tags: , , , , ,