Afinal, qual a verdade da goji berry?

goji

Cultivada há 6.000 anos no sul da Ásia, a goji berry chegou com fama e foi recebida com entusiasmo. Mas, afinal, o que esta frutinha com passaporte de superalimento traz realmente na bagagem?

Parece uma uva passa, um pouco mais compridinha e totalmente vermelha.

Encontrada por aqui na versão desidratada, a goji berry tem mais fama que tamanho. Uma fama justificada mas, muitas vezes, mal interpretada.

Seus benefícios energéticos e antioxidantes são fato comprovado cientificamente.

As vitaminas do complexo B presentes na frutinha reduzem a fadiga, stress e melhoram o funcionamento do cérebro.

Ela ainda é um reforço no combate à celulite por conter beta-sisterol, graças à sua ação anti-inflamatória. Cada 100 gramas tem mais beta-caroteno que uma cenoura.

E 50 vezes mais vitamina C que uma laranja.

Mas, cuidado com a empolgação. A ingestão recomendada é a de 15 a 45g/dia (1 a 3 colheres de sopa).

Os princípios ativos da goji berry podem reagir, dependendo da dose, com substâncias anticoagulantes. Se estiver fazendo uso de medicamentos deste grupo, consulte seu médico.

Benefícios comprovados da goji berry

Ajuda a emagrecer: uma pesquisa publicada em 2011 no Journal of the American College of Nutrition mostrou que a ingestão diária de 120 ml de suco de goji berry durante 14 dias foi capaz de reduzir a circunferência da cintura e aumentar as taxas metabólicas em seres humanos, comparado ao grupo de controle que tomou um placebo. Tudo por conta de sua rica composição nutricional:

• 19 aminoácidos que ajudam na formação de proteínas
• 21 minerais como ferro, cálcio e germânio, apontado como anticancerígeno
• 22 polissacarídeos, diminuem a glicose do sangue
• Triptofano, para o sistema nervoso
• Flavonoides, antioxidante que combate o envelhecimento
• Beta-sitosterol, ação anti-inflmatória que diminui o colesterol

A dica é contar com a goji berry como um coadjuvante de sua alimentação. Entenda que os benefícios não aparecem de um dia para o outro. Confira outros superalimentos, como o menor grão do mundo, o teff.

Como usar a goji berry

Em sua versão desidratada, a goji berry pode ser comida sozinha. Mas vale a sua criatividade: você pode colocar na salada de frutas, no suco detox, ou fazer uma troca vantajosa em qualquer receita que normalmente leva frutas secas. O uso recomendado é de ao menos uma colher de sopa por dia, de preferência pela manhã ou antes das atividades físicas.

Onde encontrar

Você encontra o extrato e a forma desidratada em mercados naturais e até farmácias. Como vem da Ásia, é mais certo achar em mercados orientais como, por exemplo, no bairro da Liberdade, em São Paulo. A fruta in natura é mais rara de se encontrar no Brasil.

Receita

Feito com goji berry, limão, erva doce, cenoura, champignon e pimentão, o meu suco detox Agente Laranja é superfácil de fazer – e enriquecido com tudo de bom. Clique aqui e confira a receita!

Tags: , , , , , , ,